Mooney 20 toca ponta de hélice no pavimento em pouso no Campo de Marte/SP, em 04.09.21


No último dia 31 (agosto), o monomotor Mooney M20TN (M20T) de prefixo PT-ALN (registro de produção sn 31-0015, ano de fabricação 2007), do transporte privado, decolou do Aeroporto Campo de Marte (SBMT), em São Paulo (capital), para vôo local, com um tripulante a bordo.

No pouso, às 16:50Z (13:50LT), houve toque das pás da hélice com o solo. O avião teve danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave do tipo de contato anormal com a pista. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para o operador.

Conforme boletins METAR, o tempo no “Campo de Marte” era bom, em condição VMC, com visibilidade “ilimitada” – de 10 km ou superior -, com céu esparso para base (em redução) de 2.600 pés, vento sudeste moderado (de 13 KT), com temperatura do ar de 21ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.025 hPa.

METAR SBSP 311500Z 12010KT 9999 BKN033 21/13 Q1026=
METAR SBSP 311600Z 15013KT 9999 SCT030 21/14 Q1026=
METAR SBSP 311700Z 15013KT 9999 SCT026 21/14 Q1025=
METAR SBSP 311800Z 16014KT 9999 FEW021 BKN030 21/14 Q1024=

Para vento incidente de 150º, a operação na pista 12 implica um vento pela direita oblíquo ao avião em 50º, com componentes de proa de 8,4 KT e de través de 10 KT.

Em elevação de 2.371 pés, o “Campo de Marte” tem pista 12/30 de 45 x 1.600 m. (com distância declarada de pouso de 1.300 m. para pista 12 e 1.450 m. para pista 30), asfaltada. O aeroporto é controlado.

Registrado na categoria do transporte privado (TPP), pertencente e operado por Pessoa Jurídica, o avião tem último registro de compra/transferência em junho de 2020. O avião está aprovado para três passageiros e mais um piloto, MTOW de 1.528 kg, e operação IFR diurno e noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho de 2020, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até fevereiro de 2022.