Dois eventos de estouro de pneu com avião de instrução no mesmo dia, em BH e SP, em 21.08.21


No dia 15 (domingo), o monomotor de instrução Cessna C172S de prefixo PR-VOY (registro de produção sn 172S10161, ano de fabricação 2006), do Aeroclube de Pará de Minas (escola de MG), com dois tripulantes, decolou do Aeródromo de Pará de Minas (SNPA), a fim de realizar um circuito de toque e arremetida no Aeroporto da Pampulha, (SBBH), a 37 MN a leste.

Às 17:14Z (14:14LT), em arremetida (na Pampulha/SBBH) ocorreu estouro do pneu do trem de pouso direito. A decolagem foi abortada e o avião parou dentro dos limites da pista (13/31, de 45 x 2.364 m., em elevação de 2.589 pés), próximo da taxiway “C” (que dista cerca de 1.100 m. da cabeceira 13). O avião teve danos leves restritos ao pneu estourado.
No momento da operação, conforme boletins METAR, o tempo na “Pampulha” era bom, vento NW-N fraco (05 KT), com visibilidade de 10 km ou superior e nuvens esparsas com base a 4.000 pés, temperatura do ar de 29ºC e pressão atmosférica (alta pressão) de 1.018 hPa.

METAR SBBH 151600Z 30004KT 9999 SCT035 29/09 Q1019=
METAR SBBH 151700Z 33005KT 9999 SCT040 29/07 Q1018=
METAR SBBH 151800Z 13006KT 9999 SCT040 29/08 Q1017=

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “estouro de pneu”. No tocante à investigação, o avião já está liberado para a operadora.

O avião pertence e é operado pelo Aeroclube de Pará de Minas, com registro na categoria de instrução privada, com último registro de compra/transferência em abril de 2013. O avião tem aprovação para capacidade de 12 três passageiros (e mais um piloto), MTOW de 1.157 kg, e operação IFR, diurna e noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho de 2019, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro.

Também no dia 15, o monomotor de instrução Cessna C152 de prefixo PT-MDN (registro de produção sn 15282393, ano de fabricação 1979), operado pelo Aeroclube de Bragança Paulista (escola de SP), com piloto-aluna, decolou do aeródromo Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista, para vôo-solo local (em instrução). Em pouso, às 15:20Z (12:20LT), houve o estouro do pneu. A aeronave teve danos leves.

No momento da operação, conforme boletins METAR, o tempo em Bragança (SBBP) era bom, em condição CAVOK, com vento calmo, temperatura do ar de 25ºC e pressão atmosférica (alta pressão) de 1.020 hPa.

METAR SBBP 151400Z 33003KT CAVOK 23/12 Q1021=
METAR SBBP 151500Z 00000KT CAVOK 25/09 Q1020=
METAR SBBP 151600Z 36002KT 9999 FEW030 SCT100 27/08 Q1019=

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “estouro de pneu”. No tocante à investigação, o avião já está liberado para a operadora.

O aeródromo Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista/SP, tem pista (16/34) de 30 x 1.200 m., asfaltada. O aeródromo conta com serviço de informação de tráfego (AFIS) com expediente diariamente de 10:15-21:45Z (07:15-18:45LT).

O avião pertence e é operado pelo Aeroclube de de Bragança Paulista, com registro na categoria de instrução privada, com último registro de compra/transferência em fevereiro de 2019. O avião tem aprovação para capacidade de um passageiro (e mais um piloto), MTOW de 757 kg, e operação VFR, diurna e noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em abril de 2019, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro.