Seneca II TPP tem incidente de estouro pneu em pouso no “Bacacheri”, em Curitiba/PR, em 10.09.21

No dia 03, o bimotor Piper PA-34-200T Seneca II (registro de produção sn 34-7570314, ano de fabricação 1975) prefixo PT-SAU, da categoria do transporte privado, decolou do aeródromo “São Sebastião” (SSPS), no município de Palmas/PR, com destino de Curitiba – Aeródromo de Bacacheri (SBBI), a 160 MN a NE, com apenas o piloto. Logo após o pouso no Bacacheri, por volta de 16:37Z (13:37LT), a aeronave estourou o pneu do trem de pouso principal esquerdo. A aeronave foi rebocada e a pista liberada. A aeronave teve danos no pneu esquerdo.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de estouro de pneu. No tocante à investigação, o avião já está liberado para o operador.
Em elevação de 3.059 pés, o “Bacacheri” (SBBI) tem pista (18/36) de 31 x 1.390 m. (com LDA de 1.090 m. para pista 18) de asfalto, com resistência de pavimento PCN 21. O “Bacacheri” é “controlado” e opera vôos VRF e IFR, diurno e noturno. As duas cabeceiras são dotadas de sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI; o PAPI indica rampa padrão de 3º, para MEHT de 25 pés, enquanto o PAPI da cabeceira 36 indica rampa de 3º, para MEHT de 59 pés.
Ao momento do pouso, o aeroporto operava em condição visual muito favorável, com condição “CAVOK”, com vento fraco predominante de NW, mas com grande variação de incidência (160º), entre SW até N (no sentido horário), com temperatura do ar de 27ºC e pressão atmosférica de 1.017 hPa. A variação de direção ocorria desde boletim de 13:00Z.
METAR SBBI 031500Z VRB07KT CAVOK 26/08 Q1019=
METAR SBBI 031600Z 31005KT 240V010 CAVOK 26/09 Q1018=
SPECI SBBI 031634Z 32005KT 210V010 CAVOK 27/10 Q1017=
METAR SBBI 031700Z 27004KT 180V350 CAVOK 27/09 Q1017=
O avião, do transporte privado, tem último registro de compra/transferência em junho passado. Está aprovado para capacidade de cinco passageiros (e mais um piloto), MTOW de 2.073 kg, e operação IFR noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em agosto, enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até dezembro.