ATR garante encomendas de ATR72 da Binter e da Tarom, em 15.11.21


A fabricante franco-italiana (da joint venture Airbus e Leonardo) ATR garantiu dois pedidos para seu avião turboélice regional ATR72-600, anunciou na programação da feira Dubai Airshow. Os pedidos são das operadoras a espanhola Binter Canarias e a romena Tarom, ambas operadoras da Europa, onde a conectividade regional continua sendo uma alta prioridade.

A conectividade é particularmente verdadeira nas Ilhas Canárias, da Espanha, onde a Binter opera uma extensa rede inter-ilhas, além de fornecer serviços para o “continente”. A transportadora é operadora de ATR desde 1990 e recentemente adentrou em um plano de modernização de frota que se baseia na versão mais recente do ATR72-600 substituindo a antiga versão -500. O pedido da Binter, anunciado em 14 de novembro, compreende quatro encomendas firmes e uma opção, para ATR72-600, permite a conclusão desse processo de substituição e renovação.

“Desde a primeira entrega, as aeronaves ATR tiveram um impacto imediato e duradouro em nossas operações”, comentou Rodolfo Núñez, presidente da Binter Canarias. “O ATR72-600 se tornou nossa aeronave-chefe e, com 23 deles em nossa frota, após a conclusão dessas entregas, fornecerá a espinha dorsal da conectividade aérea em todas as Ilhas Canárias”, disse Núñez.

Junto com o anúncio do pedido da Binter, foi divulgado que a cia. aérea de bandeira nacional da Romênia Tarom fez um pedido de três ATR72-600, o que aumentará sua frota para até sete aeronaves. A aquisição dá continuidade a um plano de modernização da frota iniciado em 2019 e proporcionará o upgrade da linha aérea a partir do ATR42-500, oferecendo mais assentos e maior conforto graças ao interior da cabine de última geração.

“Tendo sido um piloto de ATR, testemunhei em primeira mão a importância da conectividade que ele fornece. Ele é um elo essencial para as comunidades em toda a Romênia”, disse o CEO da Tarom, Catalin Prunariu. “Como CEO, também vejo o valor de sua eficiência e flexibilidade. Temos certeza de que ATR é a escolha certa, agora e para o futuro”, falou Prunariu. [EL] – c/ fontes