Afrijet encomenda ATR72-600 com nova variante de motor PW127XT-M, em 16.11.21


A operadora do Gabão Afrijet confirmou nesta terça dia 16 um pedido de três turboélices ATR72-600 enquanto se prepara para substituir algumas de suas atuais aeronaves ATR72-500.

Ao anunciar o acordo, durante a feira Dubai Airshow, a ATR divulgou que a segunda e a terceira entregas do modelo já serão equipadas com a nova variante de motor PW127XT-M, da Pratt & Whitney, mais eficiente em termos de combustível, uma atualização no AT72 que acaba de ser anunciada.

A nova variante do ATR72-600 dará à Afrijet 10 assentos de passageiros adicionais (até 78) em comparação com seus atuais ATR72-500. Com alcance de até 758 MN, aeronave (-600) permitirá que a transportadora expanda seus serviços pela África Central, com rotas para países como Camarões, Chade, República Centro-Africana, Guiné Equatorial e República do Congo.

“Para ser eficiente na África, uma aeronave deve ser econômica, confiável e operacionalmente versátil”, disse o CEO da Afrijet, Mark Gaffajoli. “Precisamos dessas novas aeronaves ATR, pois a criação de conectividade no Golfo da Guiné é vital para o boom do comércio e a integração da comunidade na zona CEMAC [Comunidade Econômica e Monetária da África Central]. Como um operador na África Equatorial, o lar da segunda maior floresta do mundo, estamos orgulhosos de estar nos preparando para investir em um dispositivo com uma baixa pegada de carbono e um impacto ecológico controlado e previsível”, falou Gaffajoli.

Enquanto isso, a transportadora regional japonesa Toki Air assinou uma carta de intenções (LoI) cobrindo uma colaboração com a ATR para consulta da adição de aeronaves ATR42 a sua frota. Em particular, a operadora está procurando adquirir o novo ATR42-600S – a variante de operação de pista curta – que a fabricante franco-italiana anunciou em maio.

Com 40 passageiros, o ATR42-600S será capaz de operar em pistas de até 800 m. (2.624 pés), uma distância 250 m. menor do que à distância da variante-base (ATR 42-600). A Toki Air quer operar a partir de sua base em Niigata, e também do aeroporto Sado, nas proximidades, que tem uma pista de 890 m. A transportadora já assinou um contrato de arrendamento de dois ATR72-600 que pretende começar a operar em 2022. [EL] – c/ fontes