Piper Seneca I de instrução se acidenta em Guarapari/ES, mas dois tripulantes escapam antes da explosão do avião pós-choque, em 05.07.21


Fonte: G1 – 04/07/2021
Neste domingo dia 04, por volta de 10:30LT, um bimotor acidentou-se caindo em área de mata no bairro Lameirão, em Guarapari (ES). A bordo estavam dois homens, de 31 e 70 anos, que escaparam com vida, antes da explosão do avião, que foi destruído.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave de pequeno porte teve pane em um dos motores e caiu no bairro Lameirão. “Era uma aeronave bimotor e, segundo o piloto, ela perdeu o funcionamento do motor direito, por isso não conseguiram segurar a aeronave no ar”, explicou o sargento Marcel, do Corpo de Bombeiros.

Os dois ocupantes foram resgatados por moradores da região e levados para um hospital particular de Vitória por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com o sargento Marcel, eles estavam com queimaduras nos braços e pernas, mas estavam lúcidos.

Os dois homens teriam deixado o avião antes da explosão e sido amparados por moradores.

A área foi isolada. No entanto, pessoas que tiveram acesso ao local retiraram partes do avião, o que pode descaracterizar o acidente.

As primeiras informações constam que o avião era da escola de aviação QNE Escola de Aviação Civil, com base operacional no aeródromo de Guarapari (SNGA).

A QNE Escola de Aviação, operadora do bimotor, informou que o avião estava com manutenção estava em dia e, inclusive, havia passado por inspeção neste mês.

A QNE é operadora de dois Piper PA-34-200 Seneca I, o de prefixo PR-KNC (sn 34-7450017, ano de fabricação 1974, último registro de compra/transferência em abril de 2011), com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até abril de 2014 e com Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado (por acidente/incidente e vencimento da CVA), e o de prefixo PR-KNI (registro de produção sn 34-7350108, ano de fabricação 1973, com último registro de compra/transferência em julho de 2018), que estava em condição regular, com Certificado de Aeronavegabilidade (CA) em vigor emitido em julho de 2018 e Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até março de 2022.

O Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-III) informou que fará a investigação do acidente.

Atualização:  por nota, o Corpo dos Bombeiros divulgou que “solicitante informou que visualizou um avião caindo no mangue. A equipe de resgate foi deslocada e no local se deparou com duas vítimas já sendo socorridas pelo SAMU. Ambas estavam conscientes e orientadas, e apresentavam queimaduras. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros se dirigiu ao local da queda para gerenciamento dos riscos e isolamento da área”. O Bombeiros foi acionado por volta de 10:50LT.

O instrutor de trânsito Marcelo Poton, de 39 anos, pedalava com a esposa pela região quando percebeu haver algo estranho com a aeronave. Os dois flagraram o avião fazendo uma manobra que indicava algum problema. Em seguida, eles viram uma fumaça. “Foram os moradores que tiraram as vítimas das ferragens, senão eles teriam morrido queimados. Eram dois homens, eles saíram do avião conscientes. Estavam com escoriações no rosto e algumas queimaduras. Era um senhor e um homem mais novo”, disse.

Por nota, a Secretaria de Saúda do Estado (SESAI) informou que a coordenação do SAMU atendeu chamada às 10:26, próxima à reserva do Lameirão, devido à queda de aeronave: “Após avaliação do médico regulador, considerando a gravidade do chamado, foi empenhado recurso tipo Unidade de Suporte Avançado – USA – e uma Unidade de Suporte Básico – USB – e foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros Militares. Após chegada da equipe ao local, duas vítimas foram atendidas e encaminhadas a um hospital da rede privada em Vitória”.

Atualização: o CENIPA listou o acidente, de falha de motor em vôo, no painel de ocorrências SIPAER.

Na súmula factual inicial, o avião – de prefixo PR-KNI – decolou do aeródromo de Guarapari (SNGA), às 13:30Z (10:30LT), para um vôo local de instrução, com 02 tripulantes a bordo. Logo após a decolagem, em horário registrado de 13:32Z (10:32LT), o avião caiu a uma distância de 4 MN no eixo da cabeceira 06 do aeródromo (SNGA). Os ocupantes saíram com ferimentos graves. A aeronave teve danos substanciais.

Ao nível do mar (el. 30 pés), o aeródromo público de Guarapari (SNGA) tem homologação para operação VFR, diurna e noturna. O aeródromo conta com pista (06/24) de 30 x 940 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 13. A cabeceira 24 é deslocada 160 m., para pouso na pista 24 (LDA de 780 m.) e decolagem da pista 06 (TORA=TODA de 780 m., com ASDA de 940 m.), devido a obstáculos.

Atualização [G1 – em 23/07/2021] – um dos pilotos feridos na queda, Juan Pablo Colera, de 31 anos, teve alta de hospital particular da Grande Vitória, onde estava internado desde o dia 04 (julho). Após alta da internação, o piloto viajou para Fortaleza. A informação foi confirmada por um responsável pela QNE.

 

O outro piloto, de 71 anos, segue internado.