Agrícola “Ipanema” se acidenta matando dois pilotos, em queda numa fazenda em Lagoa da Confusão, no TO, em 12.11.21


Fonte: g1 – 11/11/2021
Um avião agrícola caiu, na manhã desta quinta (11), numa fazenda a cerca de 70 km de Lagoa da Confusão, no Estado do TO.  O acidente aconteceu na fazenda Pé de Limão, por volta das 10:00LT (13:00Z).

Informações iniciais apontam que dois pilotos faleceram: Mauro Júnior, de 27 anos, e Matheus Dias Fernandes, de 25 anos.

O irmão de uma das vítimas testemunhou a queda.
O avião era o monomotor agrícola EMBRAER/Neiva EMB-201A “Ipanema” de prefixo PT-GRQ (registro de produção sn 200309, ano de fabricação 1977), operado pela Canaa Aeroagrícola Ltda. via comodato. O avião era registrado na categoria do transporte público/SAE – Serviço Aéreo Especializado – Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em dezembro de 2015. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2015; o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até dezembro.

O centro do município de Lagoa da Confusão, no Estado do TO, dista 85 MN a SE de Palmas, e 65 MN a NW de Gurupi.  Conforme cadastro aeroportuário, o município de lagoa da Confusão conta com dois aeródromos:
[1] AD privado “Santa Isabel do Morro” (SWIY) – com pista (12/30) de 30 x 1.540 m., de asfalto (PCN 25), em elevação de 646 pés, a 77 MN a SW do centro de Lagoa da Confusão, às margens do rio Araguaia, na divisa do TO com MT
[2] AD privado “Alberi Juliani” (SIGE) – com pista (17/35) de 30 x 1.000 m., de cascalho (aeronaves com até 5.600 kg), em elevação de 663 pés, a 2,3 MN a NE do centro de Lagoa da Confusão

No município de Santa Rita do Tocantins, cf. cadastro aeroportuário, está registrado o aeródromo privado “Fazenda JAD” (SJFI), com pista (15/33) de 25 x 1.139 m., de cascalho (aeronaves com até 5.700 kg), em elevação de 965 pés, distante cerca de 38,5 MN (71 km) a SE do centro de Lagoa da Confusão.

No município de Formoso do Araguaia, cf. cadastro aeroportuário, está registrado o aeródromo privado Cobrape (SWKE), com pista (15/33) de 18 x 1.000 m., de cascalho (aeronaves com até 5.700 kg), em elevação de 627 pés, distante cerca de 46 MN (85 km) a SW do centro de Lagoa da Confusão.

No município de Pium, cf. cadastro aeroportuário, está registrado o aeródromo privado “Fazenda Boa Fortuna” (SWBF), com pista (11/29) de 20 x 1.114 m., de asfalto (aeronaves com até 5.700 kg), em elevação de 741 pés, distante cerca de 48 MN (89 km) a N-NE do centro de Lagoa da Confusão.

Atualização: os pilotos agrícolas Mauro Júnior, de 27 anos, e Matheus Dias Fernandes, de 25, moravam em Lagoa da Confusão.

Segundo a prefeitura, Matheus Dias era filho de comerciantes muito conhecidos na cidade. Matheus formou-se em aviação em 2017, quando exibiu uma licença de piloto provisória emitida pela ANAC, previamente à formação no curso de piloto agrícola.

Mauro Júnior era de Anápolis, mas morava atualmente em Lagoa da Confusão, segundo a prefeitura.

A Prefeitura de Lagoa da Confusão publicou uma nota de pesar em uma rede social, se solidarizando com as famílias, amigos e conhecidos das vítimas.

Atualização: o servidor público Bruno Soares, amigo da família de Matheus Dias Fernandes, disse para o g1 que o irmão de Mauro Júnior auxiliava os pilotos por terra. Ainda segundo Soares, este rapaz (irmão de Mauro Júnior) presenciou o momento da decolagem, da queda – e ainda tentou socorrer os pilotos após a queda da aeronave.

“O impacto foi muito grande. O avião caiu de bico e a fuselagem ficou destruída. Abriu uma cratera no chão. Foi uma pancada grande”, disse Bruno, após ter ido ao local do acidente.

Soares contou que Matheus era recém-formado como piloto agrícola e aproveitava para adquirir conhecimento com Mauro, que era mais experiente. Ele disse que o acidente provocou grande comoção na cidade. “É uma situação que eu nunca tinha visto. Uma tristeza muito grande. A mãe do Matheus não está conseguindo assimilar o que aconteceu e pensa que ele vai voltar para casa. É muito triste ver a juventude querendo seguir uma profissão, se especializando longe da família e acabar assim. Hoje a cidade está em choque, está de luto”, disse Bruno.

Os dois pilotos mortos era bastante ativos em suas redes sociais, divulgando suas atividades na aviação.

Atualização: os corpos dos dois jovens pilotos mortos foram liberados durante a madrugada desta sexta (12) pelo Instituto Médico Legal (IML). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os dois pilotos tiveram morte instantânea, mas as causas exatas dos óbitos ainda serão determinadas.

Matheus Dias Fernandes, de 25 anos, está sendo velado na casa da família em Lagoa da Confusão desde a madrugada. Uma missa de corpo presente será realizada às 16h e o sepultamento está previsto para 17h no cemitério da cidade.

Mauro Júnior, de 27 anos, natural de Anápolis (GO), foi encaminhado para a família em Goiás.

Testemunhas constaram que o avião caiu de ‘bico’ e aeronave se partiu ao meio na colisão com o terreno.

O caso está sendo acompanhado pela 58ª Delegacia da Polícia Civil, que isolou o local da queda para perícia a ser realizada pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA).

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-VI), sediado em Brasília (DF), informou que investigadores foram acionados para realizar a ação inicial do acidente envolvendo a aeronave de matrícula PT-GRQ.

Atualização [em 30/11/2021]: o acidente foi listado no painel SIPAER, do CENIPA, com classificação de “perde de controle em vôo – LoC-I”, registrado no horário de 12:40Z.

Pela súmula factual inicial, aeronave decolou de uma Área de Pouso para Uso Aeroagrícola (APUA) localizada na Fazenda Pé de Limão, em Lagoa da Confusão/TO, com dois pilotos a bordo. Durante vôo em baixa altitude, em manobra, houve perda de controle, com a aeronave vindo colidir contra o solo. A aeronave teve danos substanciais e os dois tripulantes sofreram lesões fatais.

No tocante da investigação aeronáutica, a aeronave já esta liberada para operador.