Coalização de entidades e organizações da aviação prevendo interrupções significativas no Sistema Nacional de Espaço Aéreo americano com a implementação em breve de tecnologia 5G na banda C, em 15.12.21
Uma coalizão de diversos entidades e grupos da aviação prevê “interrupções significativas no Sistema Nacional de Espaço Aéreo americano [NAS – National Airspace System] devido ao lançamento e implementação de tecnologia 5G na banda C, a menos que a Comissão Federal de Comunicações (FCC) atue para mitigar as preocupações”.
A reação veio um dia depois que a FAA emitiu duas de diretrizes de aeronavegabilidade que instruem a proibição de certas operações de aeronaves dependentes de rádio-altímetro em áreas de provável ou comprovada interferência a estes equipamentos da tecnologia 5G na banda C, pela telefonia celular.
Atualmente, as frequências 5G da banda C estão programadas para serem ativadas em 05 de janeiro (de 2022).
A coalizão defendeu o adiamento desta data para permitir um estudo técnico mais aprofundado sobre o assunto.
Em uma declaração conjunta emitida pela Aerospace Industries Association, a Air Line Pilots Association (ALPA), Airlines for America (A4A), Experimental Aircraft Association (EAA), Helicopter Association International (HAI), Aircraft Owners and Pilots Association (AOPA), NBAA, Regional Airline Association (RAA), National Air Carrier Association (NACA), General Aviation Manufacturers Association (GAMA) e a International Air Transport Association (IATA), as entidades e organizações da indústria prevêem “vôos de passageiros atrasados e cancelados; atrasos nos embarques de carga aérea, interrupções de cronograma significativas e a incapacidade dos primeiros respondentes, militares e policiais de voar em missões de helicóptero”.
“Nossa coalizão continua pedindo uma solução de longo prazo que proteja o público que voa, garantindo que os rádio-altímetros operem com precisão, permitindo que a 5G seja executada com segurança”, divulgou a coalização, para completar: “O objetivo é evitar interrupções nas operações da aviação”.
No mês passado, a AT&T e a Verizon propuseram reduzir modestamente seus níveis de energia 5G na banda C em um número indefinido de aeroportos por seis meses.
“Embora apreciadas, as atenuações propostas pela AT&T e pela Verizon são inadequadas e limitadas demais para garantir a segurança e a vitalidade econômica da indústria da aviação e dos milhões de pessoas que viajam de avião a cada ano. É claro que precisamos encontrar esse equilíbrio certo. Recomendamos veementemente um novo adiamento na implantação da 5G para o compartilhamento de dados e consultas necessárias para criar uma situação de ganho para ambas as indústrias. A indústria da aviação apresentou estratégias de mitigação sensatas que devem ter o tempo apropriado para serem consideradas e implementada”, argumenta a coalização. [EL] – c/ fontes