Pesquisadores russos idealizam jato executivo supersônico para vôo na estratosfera, em 28.12.21


Pesquisadores da Universidade Técnica de Pesquisa Nacional Russa Tupolev Kazan propuseram um avião do gênero Sratolet – uma aeronave supersônica intercontinental projetada para vôos na estratosfera, com um de seus usos propostos de aeronave executiva.

De acordo com os desenhos conceituais, a aeronave teria fuselagem com asas e superfícies de controle horizontais na parte frontal e traseira. A motorização seria com uma combinação de foguete ou motor de foguete de ar movido por oxigênio bem como um estágio superior recuperável com dois motores de turbina a gás e carenagem de motor. As características de desempenho da aeronave ainda não foram divulgadas.

O Stratolet compartilha algumas semelhanças com o projeto Skylon liderado pelos britânicos, que é uma espaçonave não tripulada reutilizável da Reaction Engines que está programada para voar em meados da década. Mas os pesquisadores russos afirmam que o projeto do Stratolet terá maior eficiência, maior carga-paga e decolagem mais rápida graças ao seu conceito de vôo em dois estágios, que reduz o peso durante o segundo estágio. Ao mesmo tempo, a asa ovalizada do “bloco de reforço” aumentará a sustentação e encurtará a decolagem. [EL] – c/ fontes