GE Aviation testará motor turbobélice Catalyst usando 100% SAF, em 28.12.21


Por meio de uma parceria com a Universidade Técnica Tcheca (CVUT – Czech Technical University) em Praga, a GE Aviation Czech começará a testar em 2022 o uso de combustível de aviação sustentável (SAF) em seu novo motor turboélice Catalyst. O objetivo da pesquisa é alimentar o Catalyst com combustível 100% SAF em 18 meses (1,5 anos).

O teste ocorrerá em novas células de teste avançado localizadas fora de Praga; a GE Aviation e a CVUT e mais a Avio Aero já começaram os preparativos para os testes.

Inicialmente, a campanha de testes começará com uma mistura com 40% de SAF, bem como fazendo comparações operando o motor com combustível de aviação tradicional e combustível com mistura de SAF para confrontar as emissões de óxido de carbono e nitrogênio.

A GE Aviation observou que o Catalyst foi aprovado para uma mistura de querosene aeronáutico (QAv/JET-A1) e SAF na proporção 50%-50%.

O Catalyst também se mostra promissor para o vôo híbrido-elétrico, de acordo com a GE Aviation. As avaliações iniciais do motor sugerem que o mesmo pode gerar mais de 1 MW de potência.

“O mercado de motores turboélice se presta favoravelmente à aplicação de tecnologias destinadas a reduzir as emissões de CO2”, disse o líder de engenharia da GE Aviation Turboprop, Sergio Salvano. “O Catalyst será um ponto de referência neste respeito, tanto que está destinado para ser uma parte crucial da jornada rumo à sustentabilidade almejada pelo próximo programa europeu, Clean Aviation”, disse Salvano. [EL] – c/ fontes