NBAA e organizações/entidades da asa rotativa comentam o adiamento de duas semanas na implantação da rede 5G Banda C, em 05.01.22


A aviação executiva e a comunidade de aeronaves de asa rotativa reagiram positivamente na manhã desta terça dia 04 ao adiamento por duas semanas na implantação rede 5G da Banda C das operadoras de telefonia móvel AT&T e Verizon, mas alguns representantes e membros permaneceram críticos das soluções atualmente em negociação que apenas abordam a ameaça representada para rádio-altímetros de aeronaves perto aeroportos mais movimentados do país.

O presidente da National Business Aviation Association (NBAA) – a Associação Nacional de Aviação Executiva – Ed Bolen disse: “A NBAA dá as boas-vindas a este adiamento de curto prazo do lançamento da 5G da Verizon e AT&T, para que possamos entender e comunicar melhor seu impacto potencial em aeronaves, aeroportos e espaço aéreo por todo o sistema. Precisamos de respostas às principais perguntas a fim de garantir que continuemos o maior, mais seguro e mais eficiente sistema de aviação do mundo, e usaremos esse tempo para reunir e compartilhar as informações necessárias sobre este desenvolvimento para todos os segmentos da aviação, incluindo a aviação executiva”.

A Helicopter Association International (HAI) – Associação Internacional de Helicópteros -observou: “Os efeitos da implantação da 5G não se limitam aos aeroportos mais movimentados do país, e as mitigações por operadoras sem fio não devem ser limitadas a esses locais também”. A HAI destacou que “as medidas voluntárias propostas pelas operadoras sem fio proporcionariam limitações modestas de 5G na superfície dos heliportos de uso público, dos quais existem apenas 55 no país. Esse número é diminuído pelos estimados 6.533 a 8.533 locais de aterrissagem HAI no EUA, com mais de 4.000 sendo heliportos de uso privado colocados em hospitais”.

A HAI enfatizou: “Em todo o país, de cidades densamente povoadas a plataformas de petróleo a 200 milhas da costa, os helicópteros são usados ​​para salvar vidas, servir e proteger cidadãos americanos e apoiar indústrias críticas em ambientes exigentes – e muitas dessas missões são realizadas desde o início até o fim sem o uso de aeroportos”.

O lobby do segmento de asa rotativa observou que o impacto da interferência em rádio-altímetro (por RF) da rede 5G da Banda C pode ser particularmente prejudicial para as operações de ambulância aérea de helicóptero (HAA – Helicopter Air Ambulance) e causar a perda de vidas. “A perda de uma única vida por causa de políticas equivocadas relacionadas à 5G seria condenável”, registra a organização.

HAI informa que os operadores HAA transportam cerca de 1.000 pacientes feridos ou gravemente enfermos todos os dias. “Até 50.000 das mais de 300.000 pessoas transportadas pelos operadores HAA durante 2021 foram transportadas de áreas fora do aeroporto/áreas não-dotadas à noite, o que significa que as mitigações propostas para manter um nível equivalente de segurança nos aeroportos não terão efeito sobre essas operações”. [EL] – c/ fontes