Agrícola turboélice Thrush Aircraft tem acidente de pouso sem trem após quebra de uma ‘perna’ de trem principal em decolagem de APUA, em RO, em 06.01.22


No dia 20 passado, o avião agrícola Thrush Aircraft S2R-T34 (SS2T) de prefixo PR-GAT (registro de produção sn T34-396DC, ano de fabricação 2012) de decolou da APUA (área de pouso para uso aero agrícola) denominada “Fazenda Figueira” (ZZZZ), localizada no município de Pimenta Bueno/RO (240 MN de Porto Velho e 65 MN de Ji-Paraná, a SE), por volta das 11:51Z (08:51LT), a fim de realizar operação aeroagrícola, com um piloto a bordo.

Durante a corrida de decolagem, ocorreu a quebra do trem de pouso principal direito. A decolagem foi concluída e a carga foi alijada. O pouso foi realizado em área não registrada (ZZZZ), conhecida como “Base Operacional Cone Sul”, localizada no município de Chupinguaia/RO (55 MN a SE/S de Pimenta Bueno e 45 MN a W-NW de Vilhena/RO). Durante a corrida de pouso houve excursão pela lateral direita. O avião teve danos substanciais, mas o piloto escapou ileso.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como evento de acidente, por trem de pouso, em pista não-homologada. No tocante da investigação aeronáutica, o aparelho já está liberado para o operador.

Em altitude de 682 pés, o aeródromo público de Pimenta Bueno (SWPM) tem pista (04/22) de 20 x 1.300 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 12, dotada de balizamento.

O avião é operado pela Aero Agrícola Rondônia – Serviço de Aviação Agrícola Ltda., sendo propriedade da SOMA – Serviços, Oficina e Manutenção Ltda., registrado na categoria do transporte público de Serviço Aéreo Especializado (SAE)/Aeroagrícola. O último registro de compra/transferência tem data em maio de 2019. O avião (com trem de pouso convencional e motorização turboélice) é aprovado para MTOW de 2.722 kg, para um piloto e um piloto operação VFR diurna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em dezembro de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2022.

O Ayres Thrush, ex-Snow S-2/Aero Commander Ag Commander/Rockwell Thrush Commander, é um monomotor triciclo agrícola produzido, inicialmente, pela Ayres Corporation e posteriormente (cerca 20 anos) pela Thrush Aircraft, sendo um modelo agrícola de grande sucesso e um projeto dos mais longevos, com mais de 60 anos de operação/serviço e mais de 2.000 aparelhos produzidos/vendidos.

O modelo “Thrush” foi projeto por Leland Snow, voando pela primeira vez em 1956 e, em pouco tempo, sendo produzido em série como o “S-2” pela fabricante ele fundou, a Snow Aeronautical. Em 1965, a Snow Aeronautical com todos os seus ativos foi adquirida pela divisão Aero Commander, da Rockwell, que colocou Thrush/S2 em produção ao lado do CallAir A-9 (outro programa de monomotor agrícola também adquirido), designando os dois modelos (independentes, mas semelhantes) como “Ag Commander”. Quando Rockwell abandonou a marca “Aero Commander”, o S-2 foi renomeado como “Thrush Commander”.

Em 1977, a Rockwell vendeu os direitos de produção do “Thrush Commander” e as instalações de produção em Albany, na Georgia/EUA, para a Ayres Corporation, uma empresa que havia sido constituída para retrofit de motor turboélice para o “Thrush Commander”.

Em (junho de) 2003, os ativos da Ayres Corp. foram adquiridos pela Thrush Aircraft, atual fabricante da aeronave.

Parte da produção do modelo Thrush/S2, incluindo o Thrush/S2 Ag. Commander, teve variantes finais com motorização a pistão-radial Pratt & Whitney (R-985 e R-1340).

Na fase de produção pela Rockwell, foram lançadas as variantes “Thrush Commander” 600 e 800, com motorização a pistão radial de sete cilindros Wright R-1300.

Na fase de produção pela Ayres, foram lançadas as variantes S-2R (de motorização radial, inclusive uma versão com motor russo Ivchenko AI-26) e S-2R-T (de motorização turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A).

À época de produção pela Rockwell e pela Ayres, houve o programa de remotorização do modelo de motor radial para motor turboélice da Marsh Aviation, surgindo a variante rebatizada S2R-T Turbo Thrush, que era equipada como motor Garrett AiResearch TPE331-1-101.

As variantes remotorização turboélice incorporaram asa de maior envergadura, de 44 pés e 5 polegadas (13,54 m.) para 47 pés e 6 pol. (14,48 m.), com área de 350 pés² (32,52 m²).

Na linha de produção da Thrush Aircraft, foram lançadas as seguintes variantes:

  • Thrush Model 400 (fora de produção)
  • Thrush Model 510G – com motorização General Electric H80
  • Thrush Model 510GR – com motorização Honeywell TPE 331
  • Thrush Model 510P – com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-34
  • Thrush Model 550 – com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-65AG
  • Thrush 550G – com modificação para dois assentos e instalação de seis pontos fixos para carga externa e motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-67F
  • Thrush Model 710 – com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-65AG/Archangel

O Thrush Aircraft S2R-T34 (SS2T) envolve motorização tanto Pratt & Whitney Canada PT6A-65AG como Honeywell TPE 331, com hopper de 510 galões (1.945 litros, 1,95 m³).