Consultoria de vendas de aeronaves executivas com sede em Londres prevê que mercado de “usados” seguirá favorável para precificação do vendedor pelo baixo estoque, em 17.01.22


A corretora e consultoria de aeronaves executivas Altea (com sede em Londres) espera que o mercado de aeronaves executivas usadas ​continue a pender a favor do lado vendedor até pelo menos o segundo semestre deste ano. Os preços das aeronaves já estão em seus níveis pré-pandemia e, em alguns casos, acima, divulgou a empresa.

“Os números falam por si”, disse o cofundador e sócio da Altea, Jean SCmiramoth. “Em janeiro de 2021, havia aproximadamente 1.700 jatos executivos usados ​​e 960 aeronaves turboélice usadas à venda no mercado aberto. Doze meses depois, eles encolheram para menos de 920 e 640, respectivamente – atingindo novos níveis históricos baixos”, completou Sémiramoth, com os dados de redução de aeronaves disponíveis de 780 jatos (46%) e de 320 turboélices (33%).

Referindo-se para as novas aeronaves executivas, Sémiramoth apontou para um mercado “vibrante” com as fabricantes aeronáuticas revelando novos modelos de longo alcance e maior conforto. Isso inclui o G800, com alcance de 8.000 MN e o G400, com alcance de 4.200 MN, anunciados pela Gulfstream em outubro, bem como o Dassault Falcon 10X, lançado em maio. Enquanto isso, o monomotor turboélice Beechcraft Denali, o jato executivo super-médio Falcon 6X e o Airbus ACJ TwoTwenty (ACJ-220) fizeram seus primeiros vôos em 2021, “abrindo caminho para sua entrada em serviço entre 2022 e 2023”, disse Sémiramoth.

Sémiramoth também observou várias atualizações de modelos anunciadas no ano passado, incluindo o Bombardier Challenger 3500 e a nova geração – Gen2 – dos modelos Cessna Citation M2, CJ4 e XLS+, da Textron Aviation.

“Mas quem vai largar na frente com o lançamento de um design original em qualquer uma dessas categorias? Surpreendentemente, o primeiro movimento pode vir da Honda”, que apresentou o jato-conceito transcontinental HondaJet 2600, em outubro, disse Sémiramoth. “A Textron também pode surpreender a indústria com algo totalmente novo em um futuro próximo”, perspectiva Sémiramoth. [EL] – c/ fontes