Grupo britânico EAG anuncia subsidiária para desenvolver sistemas de pilha de combustível para transportador regional híbrido – elétrico e a hidrogênio – de 90 assentos, em 17.01.22


O Electric Aviation Group (EAG) está intensificando seus planos para colocar no mercado um avião regional movido a hidrogênio, estabelecendo uma unidade subsidiária para desenvolver um sistema de pilha de células de combustível de classe megawatt para sua aeronave regional híbrida – elétrica e a hidrogênio – de 90 assentos, designada H2ERA, de Hydrogen Hybrid-Electric Regional Aircraft. A subsidiária Smart Megawatt Stack (SMS) Fuel Cell Systems desenvolverá sistemas de pilha de combustível de capacidade megawatt (MW) em escala para aplicações aeroespaciais e não aeroespaciais
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A EAG anunciou pela primeira vez planos para uma aeronave com 70 ou mais assentos em julho de 2020. Desde então, as discussões com potenciais operadores levaram a empresa a oferecer uma aeronave de 90 lugares que teria um alcance de cerca de 1.200 MN.

A projeção de alcance é amplamente baseada na premissa de que, nos primeiros dias da propulsão a hidrogênio no transporte aéreo, a disponibilidade limitada do combustível pode significar que os serviços devem ser planejados em torno de todo o abastecimento realizado no aeroporto de onde o serviço aéreo se origina até que a infraestrutura suporte em pontos de abastecimento (recarga) ao longo de rota.

De acordo com o EAG, a SMS Fuel Cell Systems desenvolverá o que denomina de “sistemas inteligentes de pilha de combustível em escala de megawatt para grandes aeronaves”. Espera-se que seja composto por entre quatro e seis pilhas de células de combustível, com uma capacidade combinada para fornecer entre sete e oito megawatts de energia. O EAG divulga que a tecnologia também pode ser usada para caminhões pesados, navios e trens.

Os fundadores da SMS Fuel Cell Systems incluem o CEO do EAG, Kamran Iqbal, juntamente com vários acadêmicos proeminentes do Imperial College de Londres. Entre esses cofundadores estão Nigel Brandon, reitor de engenharia e fundador da Ceres Power e RFC Power, Anthony Kucernak, professor de física química e cofundador da Bramble Energy, RFC Power e SweetGen, Billy Wu, professor sênior da Dyson School of Design Engineering, especialista em dispositivos eletromecânicos, e Huizhi Wang, professor sênior do Departamento de Engenharia Mecânica e líder de grupo do Electrochemical Science and Engineering Group.

“O sistema de pilha de combustível em escala de megawatt a ser desenvolvido por este novo empreendimento é mais um passo fundamental para tornar as aeronaves do EAG uma realidade”, disse Iqbal. “Nossa aeronave e suas tecnologias capacitadoras se tornarão um modelo para futuras aeronaves verdes maiores e menores. É a base para garantir uma participação de liderança no mercado de transporte de massa sustentável”, Iqbal acrescentou.

Iqbal disse para a mídia AIN que, para atingir o objetivo de descarbonizar o transporte aéreo, é necessário colocar em serviço comercial aeronaves maiores do que os modelos de 10 a 19 lugares atualmente considerados por outros projetos pioneiros com fonte de hidrogênio.

O avião H2ERA (do EAG) pode entrar em serviço a partir de 2030, com alguma energia proveniente de baterias para complementar a energia gerada diretamente das pilhas de células de combustível. Os motores elétricos de 2 MW da aeronave estão sendo desenvolvidos por meio de uma joint venture separada entre o EAG e a Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

Em março de 2021, o grupo de leasing Falko anunciou execução de um investimento não divulgado no EAG, que também recebeu um investimento estratégico da cia. aérea irlandesa CityJet.

Desde o ano passado, a equipe do EAG também trabalha com o grupo de engenharia e projeto Atkins. A empresa está fornecendo experiência em avaliações e especificações de segurança, bem como integração e certificação de sistemas.

Várias empresas, principalmente a Universal Hydrogen e a ZeroAvia, estão trabalhando para converter aviões regionais menores em energia de hidrogênio. Outros desenvolvedores de tecnologia de célula de combustível de hidrogênio ativos no setor de aviação incluem a HyPoint e a Plug Power. [EL] – c/ fontes