FAA libera 45% da frota dos aviões do transporte comercial do EUA para operar em áreas de 5G, em 18.01.22

A FAA liberou cerca de 45% da frota comercial dos EUA para realizar pouso em condição de baixa visibilidade em muitos dos aeroportos onde as operadoras de telecomunicações Verizon e AT&T esperam implantar ativar sua rede 5G em Banda C nesta quarta dia 19.
Em comunicado, a FAA divulgou que aprovou dois modelos de rádio-altímetro instalados em uma “grande variedade” de aviões Boeing e Airbus.
Os Tipos de aviões aprovados incluem alguns modelos Boeing 737, 747, 757, 767 e MD-10/11 e modelos Airbus A310, A319, A320, A321, A330 e A350. A FAA divulgou que espera emitir mais aprovações “nos próximos dias”.
O Boeing 787 continua sendo um modelo visivelmente ausente da lista.
A combinação de aprovação de aeronaves e rádio-altímetros abre pistas em até 48 dos 88 aeroportos mais diretamente afetados, isto é, 55% dessa amostragem, pela interferência da rede 5G Banda C, acrescentou a agência.
No dia 05 passado, nenhum dos 88 aeroportos estaria disponível para pouso em condições de baixa visibilidade.
Na sexta dia 14, a FAA divulgou para os operadores a recomendação da tomada de medidas extras para operação de pouso em pistas com neve ou molhadas em aeroportos afetados pela implantação da rede 5G para garantir contra interferência de sinal de atraso na ativação de sistemas como reversores de empuxo.
As operadoras de telefonia móvel (sem fio) concordaram em criar “zonas de neutralização” – as denominadas “buffer zones” – por seis meses em torno de aeroportos próximos aos pontos transmissores. As operadoras também concordaram em adiar a implantação até 19 de janeiro, enquanto a FAA revisou novos dados detalhando a localização e a potência dos transmissores sem fio em todos os 46 mercados onde as operadoras implantarão o serviço.
Mesmo com as novas modificações, a implantação da rede 5G pode vir afetar vôos em alguns aeroportos, divulgou a FAA.
A agência também continua trabalhando com fabricantes para entender como outros sistemas de controle de vôo usam dados de rádio-altímetro.
A agência recomenda que passageiros devem verificar com suas cias. aéreas se as previsões indicam mau tempo em um destino suscetível à interferência da rede 5G. [EL] – c/ fontes