Interrupções na programação de vôo para o EUA das cias. aéreas internacionais continuam apesar da suspensão da ativação total da rede 56G Banda C, em 20.01.22
As interrupções de programação de serviços de vôo entre várias cias. aéreas internacionais para o mercado americano continuaram nesta quarta dia 19 mesmo após o adiamento da total ativação da rede 5G perto de certos aeroportos importantes pelas operadoras de telecomunicações AT&T e Verizon, decidido e anunciado na terça dia18.
Cancelamentos e outras modificações de horários parecem afetar as rotas servidas por aviões que não estão na lista da FAA de modelos de aviões autorizados a voar em cerca de 50 aeroportos.
A relação de aeronaves autorizadas pela FAA para operação em condição de baixa visibilidade em determinados aeroportos do EUA, publicada na segunda (17), não listava os modelos Boeing 777 e 787.
Na terça, com o lançamento iminente da 5G, a Emirates Airline anunciou o cancelamento “indefinidamente” de seus vôos para Boston, Miami, Houston, Orlando, Seattle, Dallas, Newark/Liberty, Chicago O’Hare e São Francisco. A Japan Airlines (JAL), a ANA, a Air India, a British Airways e a Lufthansa também anunciaram cancelamentos de vôos.
Tanto a ANA quanto a JAL notaram que não podiam providenciar serviços alternativos de seus serviços com B.787.
A Boeing confirmou que enviou um aviso às operadoras na terça (18) sobre o potencial de interferência do sinal 5G com o modelo B.777. Na quarta (19), a FAA emitiu uma Diretiva de aeronavegabilidade (AD) para todas as três variantes do B.787 depois de determinar que, durante pouso, certos sistemas de aeronaves podem não fazer a transição adequada do modo Air (em vôo) para Ground (no solo) ao pousar em certas pistas.
Especificamente, a Diretiva (AD) observa que o autothrottle pode permanecer no modo de velocidade (SPD) e aumentar o empuxo para manter a velocidade durante o arredondamento no pouso (o flare), em vez de reduzir o empuxo para o regime de Idle, à altura de 25 pés de no Rádio-altímetro (RA) ou mesmo reduzir o empuxo para Idle prematuramente. Enquanto isso, reversores de empuxo podem não ser ativados acima de 65 KT durante o rolamento de pouso, os motores podem permanecer em regime de Approach Idle (ie, em regime de aproximação em Idle) depois do toque até 65 KT durante o rolamento de pouso e os freios aerodinâmicos (speed brakes) podem não operar durante o rolamento de pouso. Outras questões se concentram nos spoilers do avião, que, por exemplo, podem não se estender além de sua posição máxima em vôo durante a abertura comandadamanualmente após o pouso até 65 KT durante a rolagem de pouso.
Em um comunicado por consulta para a mídia AIN na manhã desta quarta (19), a British Airways congratulou o anúncio da véspera (18) dos provedores de 5G para adiamento da ativação da rede em determinados aeroportos. Ainda assim, a transportadora aérea britânica acrescentou que teve que cancelar “um punhado” de vôos de quarta dia 19 porque o atraso na implantação da 5G não se aplicava a todos os aeroportos em que opera. “Estamos monitorando de perto a situação no EUA e continuaremos revisando nossa programação nas próximas horas”, registrou a BA no comunicado, que ainda informou: “Estamos desapontados que alguns de nossos clientes estejam enfrentando possíveis interrupções e os atualizaremos o mais rápido possível sobre quaisquer alterações em seus planos de viagem”.
Em entrevista à rede de TV CNN, o presidente da Emirates, Tim Clark, deixou sua posição clara sobre o fracasso dos agentes reguladores do EUA em resolver a questão muito antes, chamando o processo de implantação da 5G de “totalmente irresponsável”. Clark disse: “Nós não estávamos cientes disso até [terça – 18] de manhã, na medida em que isso comprometeria a segurança da operação de nossa aeronave e de quase todos os outros 777 operadores de e para o EUA, e no EUA”. Clark acrescentou mantendo um tom “duro”: “Não sabíamos que a potência das antenas no EUA havia dobrado em comparação com o que está acontecendo em outros lugares. Não sabíamos que as próprias antenas haviam sido colocadas em uma posição vertical em vez de uma posição ligeiramente inclinada … Esta é uma das questões mais delinquentes e totalmente irresponsáveis que já vi em minha carreira na aviação”. [EL] – c/ fontes