Airbus voa pela primeira vez o demonstrador C295 modificado para plataforma de testes de novos recursos visando projetos aeronáuticos sustentáveis ecologicamente, em 28.01.22


A Airbus completou o primeiro vôo de teste de sua aeronave regional de demonstração, baseada no C295 modificado designado “Flight Test Bed 2” (C295 FTB2), para o programa de aviação sustentável Clean Sky 2.

“O primeiro vôo do C295 FTB2 é um marco importante que representa um importante passo em frente no programa, após a integração bem-sucedida das novas estruturas aerodinâmicas, das fontes de energia e testes de solo. Há alguns anos, este programa era apenas um sonho de um futuro mais sustentável para a aviação. Hoje estamos na fase final e finalmente conseguimos voar”, disse Francisco Javier Sánchez Segura, vice-presidente executivo de engenharia de defesa e espaço da Airbus.

A fabricante francesa despachou seu demonstrador C295 “Flight Test Bed 2”, da planta de montagem final em Sevilha, na Espanha. Com sua viagem inaugural realizada, o demonstrador C295 agora começará a servir para a avaliação de protótipos de recursos visando projetos futuros que possam ser tornados mais amigáveis ecologicamente.

O Airbus C295 demonstrador faz parte dos programas pan-europeu Clean Sky 2 e da União Européia Horizon 2020, de pesquisa e inovação. Cada um deles, entre outros esforços em todo o mundo, espera aumentar a eficiência e diminuir as emissões nocivas das aeronaves usando uma série de novas tecnologias, refinamentos e materiais.

O C295 demonstrador testará alguns recursos relativamente acessíveis e prontos para produção, como uma asa semi-morfina (semi-morphing), um sistema de controle de vôo digital e uma antena de comunicação por satélite (SatCom) de baixo perfil.

Até agora, espera-se que uma aeronave multimissão padrão possa oferecer uma redução de até 43% de CO2 e 70% de redução de NOx em uma missão típica de busca e resgate (SAR) de 400 milhas náuticas, bem como 45% menos ruído durante a decolagem.

O design aerodinâmico de asa semi-morfina (semi-morphing) usa uma evolução de winglets “dinâmicos”; os controles de vôo revisados ​​e adaptados da mesma forma vêem melhorias em todas as superfícies de controle primárias para um vôo melhor e mais eficiente. Dentro da aeronave, o sistema de controle de vôo foi digitalizado para comando eletrônico e ajuste em vôo.

Durante todo o processo de construção, o C295 demonstrador (C295 FTB2) foi fabricado com materiais atualizados, incluindo o uso liberal de peças de ligas produzidas com tecnologia de impressão 3D impressas para simplificar do design e criar peças que seriam impossíveis de fabricar por meios tradicionais. Um “tiro” de abordagem de montagem foi usado para o novo winglet e para a aba de winglet composto, passando da solução convencional de nervuras para uma caixa de torção integrada com várias longarinas. Finalmente, métodos sem guias de gabarito/alinhamento foram usados para a montagem de flapes e ailerons. [EL] – c/ fontes