Phenom 100 tem estouro de pneu do trem principal em pouso em Jacarepaguá/RJ, pelo início da manhã, em 30.01.22
![](https://aib-el.com.br/site/wp-content/themes/podmano-novo/img/thumb-default.jpg)
No dia 23, o jato executivo EMBRAER EMB-500 Phenom 100 (E50P) de prefixo PR-SPJ (registro de produção sn 50000076, fabricação 2009) decolou do Aeroporto de Guarulhos (SBGR), em São Paulo, com destino ao Aeroporto de Jacarepaguá (SBJR), no Rio de Janeiro, em um vôo de traslado, com seis ocupantes (sendo 4 passageiros e 2 tripulantes). Durante o pouso, às 09:30Z (06:30LT), ocorreu o estouro dos pneus do trem principal. O jato teve danos leves.
A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de estouro de pneu. No tocante à investigação aeronáutica, o avião já está liberado para a operadora.
O avião é operado pela Líder Táxi-aéreo – Air Brasil, em arrendamento operacional, registrado na categoria de transporte de Serviço Aéreo Público Não-regular (TPX/RBAC-135), com último registro de compra/transferência em junho de 2020. O avião é aprovado para até cinco passageiros e MTOW de 4.750 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro de 2022.
Ao momento da operação, pelo início da manhã (e do funcionamento do aeroporto), a condição do tempo era excelente – CAVOK -, com vento norte fraco, temperatura de 25ºC e pressão atmosférica de 1.012 hPa, conforme boletins METAR:
SPECI SBJR 230930Z 35002KT CAVOK 25/23 Q1012=
METAR SBJR 231000Z 36003KT CAVOK 27/23 Q1012=
METAR SBJR 231100Z 01004KT 9999 FEW020 29/23 Q1013=
METAR SBJR 231200Z 01003KT 9999 FEW020 31/23 Q1012=
Ao nível do mar (em altitude de 10 pés), o Aeroporto de Jacarepaguá/”Roberto Marinho” tem pista (03/21) de 30 x 900 m., de asfalto PCN 10, com sistema PAPI (L9) nas duas cabeceiras – com MEHT de 27 pés na pista 03 e de 26 pés na pista 21. O aeroporto tem homologação para operação VFR (sendo permitido VFR Especial – com Teto mínimo de 1.300 pés), em período diurno e noturno (dentro do horário de funcionamento do aeródromo, de 08:00-01:00Z/05:00-22:00LT, diariamente, contando com serviço de controle de tráfego em expediente de 09:15-00:45Z/06:15-21:45LT. Para operação no aeródromo existe carta VAC (para chegada e partida), sendo requerida atenção para a concentração de aves e balões no circuito de tráfego. Como regra de tráfego local, é requerido Gradiente Mínimo de Chegada na pista RWY 03 (e de partida da pista 21) de 4%. O circuito de tráfego é pelo setor leste, à altitude mínima de 1.300 pés (aviões CAT A/B) e de 1.500 pés (avião CAT C). A entrada por portão dos corredores visuais (REA) será conforme pista em uso.