Textron anuncia retomada do C182T Skylane para sua linha de produtos a pistão, em 13.02.21


Nesta quinta dia 10, a Textron Aviation anunciou o retorno do monomotor Cessna C182T Skylane para a sua linha de produtos a pistão, com atualização com último conjunto de aviônicos e interior. A Textron Aviation já está recebendo pedidos para o C182 Skylane Turbo com as primeiras entregas a partir do início de 2023.

O motor turboalimentado do C182 Skylane oferece potência excepcional, gerando razões de subida ideais e velocidades de cruzeiro maiores, além de performance aprimorada para operações em aeródromos de alta altitude.

“O turbocompressor adiciona outro nível de desempenho a uma aeronave já excepcional”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation. “O Cessna Skylane é uma aeronave notavelmente instintiva de operar, e o motor turbo oferece um desempenho ainda maior que aprimora a experiência geral de vôo. O Skylane Turbo representa nosso compromisso em oferecer soluções novas e inovadoras para nossos proprietários e operadores de pistão, e temos o prazer de trazer recursos expandidos para este segmento do mercado. E com todos os atributos mais recentes, o Skylane Turbo está realmente melhor do que nunca”, completou Draper.

O Cessna Skylane/C182, com seu motor Lycoming aspirado, está em produção desde 1956 com mais de 23.000 unidades entregues. Originalmente introduzido em 2001, a produção do Skylane Turbo/C182T foi interrompida em 2013, enquanto a Textron se concentrava na adição de uma ampla gama de desenvolvimentos de produtos.

O Skylane Turbo será equipado com o mais recente conjunto de aviônicos Garmin G1000 NXi, com motorização Lycoming TIO-540 com um turbocompressor Hartzell Engine Technologies (HET – Hartzell Engine Technologies), fornecendo à aeronave 235 HP de potência a até 20.000 pés, com uma hélice tripá McCauley de velocidade constante e lâminas aquecidas, e um sistema de oxigênio na cabine. A potência adicional (proporcionada pelo turbo) é especialmente benéfica para pilotos que sobrevoam regiões montanhosas ou para cruzeiros em altitudes mais elevadas.

O interior do Skylane Turbo apresenta assentos Luxor 2 ergonomicamente projetados com inserções Alcantara para oferecer conforto ideal. Os controles de ar da cabine com ventilação aprimorada fornecem temperaturas consistentes da cabine. O isolamento acústico avançado, por sua vez, cria um ambiente silencioso e confortável para os passageiros.

O C182T tem capacidade para quatro pessoas e um alcance estimado de 971 milhas. O Teto certificado é de 20.000 pés e a velocidade máxima é de 165 KT. O cockpit apresenta o conjunto de aviônicos Garmin G1000 NXi com um novo indicador de atitude (ADI) reserva (standby) elétrico Garmin GI 275, fornecendo uma interface de cockpit totalmente nova. O sistema de oxigênio integrado oferece uma solução perfeitamente integrada para fornecer aos pilotos e passageiros o oxigênio a bordo necessário para maximizar o desempenho da aeronave em altitudes mais altas.

“O Skylane vem sendo um ótimo avião há mais de seis décadas e especialmente popular entre os proprietários de primeira aeronave”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas e operações de vôo da Textron. “Através de nossas conversas com os clientes, muitos compartilharam o desejo de potência extra para suas missões exclusivas. O Skylane Turbo é uma solução perfeita. O turbocompressor é fácil de operar e a combinação de um motor Lycoming comprovado, uma hélice McCauley aquecida e um sistema de oxigênio na cabine tornará esta aeronave líder no segmento monomotor de alto desempenho”, promoveu O’Bannion. [EL]