Jato executivo russo Aurus (derivado do SBJ – Sukhoi SSJ-100 Business Jet) por ser certificado ainda neste ano, em 16.02.22


O nome Aurus agora se aplica para designação e marca de um jato executivo configurado para transporte VVIP, o Aurus Business Jet (ABJ), derivado do avião regional Sukhoi Superjet 100 (SSJ-100). A UAC – United Aircraft Corporation – espera a certificação do ABJ ainda neste ano.

Basicamente, o Aurus Business Jet (ABJ) difere do SSJ na versão executiva-corporativa com um interior VIP da Tulpar Interior, uma divisão de acabamentos da Tuplar Aerospace com sede em Kazan. Sua cabine é dividida em três zonas: uma sala de jantar, uma sala de reuniões e uma câmara descanso/repouso (inclusive para dormitório), além de cozinha, chuveiro e banheiros.

A primeira aeronave ABJ, com prefixo RA-97009, foi exibida na feira aeronáutica russa MAKS 2021, em julho, no aeródromo Ramenskoye, perto de Moscou e, quatro meses depois (em nov.) na feira de aviação Dubai Airshow. A corporação russa ROSTEC é a proprietária do avião e investiu 900 milhões de Rublos (cerca de US$ 12 milhões) em um SSJ100-95LR padrão de fábrica e no ‘pacote’ de interior incorporado no avião.

Uma dúzia de jatos Superjet 100 (SSJ-100) configurados com interior VIP foram para clientes, principalmente estruturas governamentais da Rússia e gigantes industriais. Conhecido como Sukhoi Business Jet (SBJ), o nome tornou-se um pouco obsoleto depois que a United Aircraft Corporation (UAC) renomeou a Sukhoi Civil Aircraft Company (SCAC) como a divisão de aeronaves regionais da Irkut Corporation. O exercício de troca de nome/marca veio como parte das mudanças em andamento na estrutura corporativa da UAC, a própria membro da ROSTEC, uma quase estatal.

O ABJ difere do SBJ com alterações de estrutura e de interior. O ABJ é dotado de winglet nas asas recentemente desenvolvido e tanques de combustível adicionais que permitem atingir uma meta de alcance (para vôos sem escalas) entre Moscou e Vladivostok, ou o equivalente à distância de 3.900 MN. O alcance para um SSJ padrão de fábrica se estende para 1.620 MN para a versão básica (RRJ-95B/SSJ100-95B) e 2.484 MN para a versão de longo alcance (RRJ-95LR/SSJ100-95LR). O interior foi desenhado para acomodar um terceiro banheiro, chuveiro, sistema de comunicação por satélite (satcom), internet rápida (20 Mbps) e escadas de embarque próprias (embutidas/escamoteáveis) para acesso desde o solo, permitindo aos viajantes embarcar e desembarcar da aeronave sem a necessidade de uma ponte de embarque ou escada externa.

A ABJ representa um esforço conjunto da ROSTEC, atuando por meio da UAC, e da empresa Aurus, uma joint venture entre o instituto de pesquisa e desenvolvimento automotivo e de motores (NAMI), da Rússia, e o Fundo de Desenvolvimento Estratégico Tawazun, dos Emirados Árabes Unidos. Estabelecida para realizar o projeto Cortege para desenvolver limusines de luxo, a empresa Aurus enviou seu primeiro automóvel para o governo do Kremlin para uso como transporte pessoal do presidente Putin.

Na feira MAKS 2021, o jato de prefixo RA-97009, para a apresentação do ABJ, apareceu como um SBJ com novo aprimoramento e foi bem recebido por clientes e investidores em potencial. A partir desta aceitação e receptividade, a ROSTEC decidiu colaborar com a Aurus para implementar outras várias alterações de design para continuar melhorando o produto.

A UAC insiste que o ABJ não é apenas um SBJ aprimorado, mas sim uma nova versão de um produto VIP. Os desenvolvedores agora comercializam o ABJ como parte da linha de produtos Aurus, juntamente com o helicóptero Ansat-Aurus (configurado para cinco passageiros, que foi apresentado na MAKS 2019), além de um portfólio de produtos como limusines de luxo, um carro de corrida e uma bicicleta elétrica.

O ministro russo da indústria e comércio, Denis Manturov, afirmou que sua combinação de desempenho de vôo, espaço de cabine e custos de aquisição e manutenção tornam o ABJ “absolutamente competitivo em seu segmento”. O preço do ABJ varia de US$ 39 milhões a US$ 50 milhões, dependendo das opções. Fora da Rússia, a ABJ poderá encontrar clientes entre países que preferem comprar um produto russo ou estão impedidos de aquisição de produto ocidental por causa de sanções econômicas. [EL] – c/ fontes