“Ipanema”/EMB-201A se acidenta em decolagem em Dracena/SP com falha de motor, em 20.02.22
Um avião agrícola modelo EMBRAER/Neiva EMB-201A “Ipanema” de prefixo PT-GZJ (registro de produção sn 200484, ano de fabricação 1983), operado pela Terceiro Milênio Aviação Agrícola Ltda., caiu e pegou fogo por volta das 14:45LT (17:45Z) desta sexta (18), logo após a decolagem do Aeroporto Estadual Muliterno, em Dracena/SP (SDDR), a 305 MN a NW de São Paulo (a 45 MN ao norte de Presidente Prudente/SP e 42 MN ao sul de Três Lagoas/MS), já na região de divisa de SP com MS.
O piloto, de 30 anos, conseguiu deixar o avião, por meios próprios, antes do explosão pós-colisão com o terreno. O piloto, morador de Dracena, foi conduzido por populares à Santa Casa de Dracena apenas com escoriações leves.
O Corpo de Bombeiros esteve no local para conter o fogo da explosão do avião, e fazer o resfriamento dos destroços.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve um incêndio na aeronave após a queda. A corporação confirmou que o piloto do avião já havia sido socorrido por populares quando a equipe chegou ao local. Conforme os bombeiros, testemunhas disseram que o avião decolou e tentou aterrissar logo em seguida, momento em que ocorreu o acidente.
Segundo a Polícia Militar, a aeronave caiu após decolar para efetuar trabalho agrícola. Ainda de acordo com a Polícia Militar, o piloto alegou que a aeronave teve uma pane no motor.
O avião é operado pela Terceiro Milênio Aviação Agrícola Ltda, via arrendamento operacional, registradas na categoria de Serviço Público Aéreo-Especializado (SAE)/Aeroagrícola, com último registro de compra/transferência em agosto de 2004. O avião (de trem de pouso/motor convencional) é aprovado para operação VFR diurno, para MTOW de 1.800 kg, com uso de combustível etanol, sem passageiro. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2016, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2022.
Localizado no setor noroeste da localidade (a cerca de 4,5 MN do centro urbano), o aeródromo público de Dracena (SDDR) é operado pelo DAESP. Tem homologação para operação VFR diurna/noturna. Em elevação de 1.220 pés, tem pista (09/27) 30 x 1.500 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 14 e resistência de subleito alta. O circuito de tráfego deve ser realizado somente pelo setor sul do aeródromo.
Atualização [em 23/02/2022] – a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente por falha de motor em vôo. O avião foi retido para a investigação aeronáutica.
Pela súmula factual inicial, o avião decolou do Aeródromo de Dracena (SDDR), com destino a área de pouso para uso aeroagrícola (APUA) Santa Carolina – Usina Viralcool (ZZZZ), em Castilho, em SP (a cerca de 35 MN ao norte de Dracena), para vôo de natureza aeroagrícola, com um piloto a bordo. Às 14:30Z (11:30LT), durante a decolagem, houve perda de potência da aeronave. O piloto efetuou tentativa de retorno à pista, porém colidiu com a cerca do aeródromo.
O avião foi destruído, mas o piloto escapou com ferimento leve.