EMBRAER lança programa de conversão de passageiro para carga dos jatos E190/195, em 09.03.22
Nesta segunda dia 07, a EMBRAER tornou-se a mais nova player do mercado de produto de conversão de aeronave de uso de passageiro para carga, o P2F – Passenger-to-Freighter – ao lançar o seu programa dos jatos E190F e E195F, que dará uma nova vida, encontrando uma nova capacidade de nicho do ressurgente setor P2F, aos dois modelos de primeira geração da Família EJet, que já tem no mercado as variantes de segunda geração (E2).
A EMBRAER informou que disponibilizará a conversão para todas as aeronaves E190 e E195 usadas. Visando uma entrada em serviço no início de 2024, a fabricante divulgou que vê uma demanda para a categoria de tamanho do E190/195F de cerca de 700 aeronaves ao longo de 20 anos.
A EMBRAER divulgou que projetos os E190F e E195F para atender a natureza crescente do comércio moderno, incluindo a modalidade de e-commerce, que demanda tempo de entregas mais rápidos, numa rapidez jamais vista, e a necessidade de descentralizações de operações.
O E190F terá capacidade para carga-paga de até 23.600 lb. (10.700 kg) e o E195F de 27.100 lb. (12.300 kg), uma diferença de 3.500 lb./1.600 kg (14,8%). A EMBRAER lista a capacidade em volume de 3.632 pés cúbicos (E190F) e 4.171 pés cúbicos (E195F). O alcance previsto é de 2.300 MN para o E190F e de 2.100 MN para o E195F.
Em comparação, o modelo de conversão A320P2F, em desenvolvimento pela Elbe Flugzeugwerke, a joint venture criada pela Airbus e ST Engineering, transportará 46.296 lb. com alcance de 1.800 MN, ou 37.478 lb. até 2.560 MN. A carga-paga e o alcance do E195F ficam abaixo ao do B.737-300SF (carga-paga de 40.786 lb., volume de 4.591 pés cúbicos, com alcance de 2.700 MN).
O CEO da EMBRAER Aviação Comercial, Arjan Meijer disse: “Perfeitamente posicionado para preencher a lacuna no mercado de cargueiros entre turboélices e jatos estreitos maiores, nossa conversão de EJet P2F chega ao mercado à medida que a demanda por frete aéreo continua a decolar e o comércio eletrônico e o comércio, em geral, passam por uma transformação estrutural global”.
A iniciativa ocorre quando a EMBRAER aborda o que chama de três grandes oportunidades, incluindo o fato de que grande parte da atual frota de cargueiro “ “puros” entrou em sua “janela” de desativação – “aposentadoria”. A EMBRAER também citou mudanças estruturais recentes que fortaleceram o mercado geral de cargueiros, “e mais ainda para entregas no mesmo dia e operações descentralizadas”. Por fim, a EMBRAER observou que os EJets que entraram em serviço há cerca de 10 a 15 anos agora estão sendo liberados de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição, que continuará na próxima década; a conversão de carga completa estenderá a vida útil dos EJets mais ‘maduros’ por mais 10 a 15 anos e incentivará sua substituição no mercado de passageiros por aeronaves mais eficientes, sustentáveis e silenciosas, na forma como a fabricante assimila esta renovação.
A EMBRAER divulga que os EJets cargueiros oferecerão 50% mais capacidade de volume e três vezes a gama de turboélices de carga de grande porte e custos operacionais “até 30%” mais baixos do que jatos de fuselagem estreita.
A EMBRAER registra que realizará as conversões para cargueiros em suas instalações no Brasil. A conversão inclui uma porta de carga dianteira do piso principal, sistema de movimentação de carga, reforço de pis, a Barreira de Carga Rígida (RCB – Rigid Cargo Barrier), que é uma barreira com resistência à força 9G com porta de acesso, sistema de detecção de fumaça de carga, incluindo extintores classe “E” no compartimento de carga superior, alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização, etc), remoção interior e provisões para transporte de materiais perigosos.
“Os cargueiros aéreos EJet fornecerão serviços rápidos, confiáveis e econômicos aos transportadores, estenderão a vida útil e apoiarão os valores dos ativos dos EJets e criarão um forte caso de negócios incentivando a substituição de EJets anteriores com aeronaves de passageiros modernas e mais eficientes”, disse o CEO de Serviços e Suporte da EMBRAER, Johann Bordais. “Com mais de 1.600 EJets entregues globalmente, os clientes deste novo segmento de cargueiros se beneficiarão de uma rede de serviços global bem estabelecida e madura, além de um portfólio abrangente de produtos prontos para apoiar sua operação desde o primeiro dia”, completou Bordais. [EL] – c/ fontes