Com investimento para melhoramentos do G280, Gulfstream vendo níveis excepcionais de interesse de clientes em todo o mundo pelo modelo supermédio, em meio à concorrência de modelos recentes, em 11.03.21


A Gulfstream lançou uma atualização para o G280 no ano passado e comprometeu-se com o programa do jato executivo supermédio, de 10 anos, apesar das indicações de que já está desenvolvendo um modelo neste nicho que terá “comunidade” com a maior parte de sua linha de produtos.

Falando em um evento de mídia nesta quinta dia 10, no centro de serviços europeu da Gulfstream no Aeroporto de Farnborough, no Reino Unido, o presidente Gulfstream, Mark Burns, descreveu o G280 como uma “aeronave excepcional e popular”. “O G280 continua a definir o padrão para a categoria supermédio e estamos vendo níveis excepcionais de interesse de clientes em todo o mundo”, disse Burns, para emendar: “O ano passado marcou um ano recorde de vendas para o G280, validando que nosso investimento contínuo foi bem recebido”.

Quando pressionado pela mídia AIN sobre a provável introdução de um novo jato supermédio – com atribuível designação G300 – para complementar sua Família de modelos de cabine larga de longo/ultralongo alcance de nova geração, Burns disse: “A Gulfstream está sempre investindo em seus produtos e em seu futuro, e ter pontos em comum em toda a linha de produtos é importante para nós. Vemos este segmento”.

A Gulfstream adicionou cinco jatos executivos ao seu portfólio “de ponta” desde 201: G400, G500, G600, G700 e G800.

O G800 – introduzido no final de outubro passado (junto com o G400) e previsto para entrada em serviço em 2023 – acabará substituindo a série G650 de alcance ultralongo de geração mais antiga em serviço, ainda em produção, junto com o G500 e G600.

Burns informou que o objetivo da nova linha é “criar o máximo de eficiência de fabricação possível e também garantir que a eficiência operacional também seja boa”.

Cada modelo possui a plataforma de vôo Symmetry, desenvolvida pela própria fabricante americana, da Georgia, com sidesticks de controle ativo.

Embora um novo modelo supermédio possa ser lançado, concebivelmente já neste ano, o compromisso da Gulfstream com a produção do G280 permanece inalterado. “A aeronave será viável nos próximos anos”, comentou Burns.

Dito isso, o G280, produto básico da Gulfstream de US$ 24,5 milhões, enfrenta um grande desafio de mercado com a acirrada concorrência com modelos recentes – o Bombardier Challenger 3500, o Cessna Citation Longitude e o EMBRAER Praetor 600.

As melhorias mais recentes no G280, um modelo de 10 assentos, podem ajudar a enfrentar esse desafio. A partir de meados de 2023, o G280 terá uma altitude de cabine de 4.800 pés, uma redução de 1.200 pés em comparação com os modelos atuais. “A nova altitude de cabine mais baixa significa menos esforço para o corpo, deixando os clientes ainda mais relaxados e revigorados quando chegam ao seu destino”, divulga a Gulfstream. A atualização também inclui novas luzes externas de LED, projetadas para “reforçar a segurança da aeronave por meio de maior visibilidade em vôo e durante as operações terrestres”. O aprimoramento também apresenta “requerimentos de manutenção reduzidos e confiabilidade aprimorada”, acrescenta a Gulfstream. Essas melhorias também estarão disponíveis para retrofit para os atuais proprietários/operadores de aparelhos do modelo.

O G280 foi lançado em 2008 como substituto do G200, um programa que a Gulfstream adquiriu em 2001 da Israel Aerospace Industries (IAI), que denominava o modelo como Galaxy. A IAI continua envolvida no programa, montando o modelo em sua base em Tel Aviv (em Israel) antes de enviar os jatos G280 “verde” (por executar acabamento) para as instalações da Gulfstream em Dallas, para serem concluídos.

A frota global do modelo G280 totaliza 230 aeronaves. Alimentado por dois turbofan Honeywell HTF7250G, de 7.642 lbf., o G280 tem um alcance de 3.600 MN, velocidade de cruzeiro de longo alcance de MACH 0,80 e plataforma de vôo Plane View 280 (baseada na suíte Collins Pro Line Fusion).

Enquanto isso, o centro de manutenção de Farnborough da Gulfstream planeja oferecer acabamentos de cabine para seu portfólio de serviços dentro de três anos para atender à crescente demanda dos clientes. A instalação de 20.900 m² (225.000 pés²), inaugurada em junho de 2020, é o mais novo e maior centro de serviços da fabricante americana fora de sua sede em Savannah, na Georgia, com capacidade para acomodar até 13 aeronaves de alcance ultralongo sob o teto. “Oferecemos virtualmente um conjunto completo de serviços de manutenção agora, mas gostaríamos de adicionar a conclusão de aeronaves à lista em vez de terceirizar essa finalidade para empresas/provedoras locais ou mesmo para Savannah”, divulga a Gulfstream.

O centro de manutenção de Farnborough viu os negócios crescerem de forma constante desde que foi inaugurado. “Em média, acomodamos entre 100 e 150 aeronaves por mês em 2020 e 2021, mas agora, com a maioria das restrições de viagem Covid-19 levantadas no Reino Unido, estamos recebendo mais de 200 modelos Gulfstream por mês e o número está crescendo”, divulgou a Gulfstream. [EL] – c/ fontes