Convenção da aviação geral-executiva britânica discutindo medidas para promover e alavancar o uso do SAF, em 11.03.22


Os preços elevados e disponibilidade limitada continuam a dificultar a adoção do combustível de aviação sustentável (SAF), de acordo com um painel de especialistas do setor na conferência anual realizada nesta quinta dia 10 da BBGA – British Business & General Aviation Association (Associação da Aviação Geral-Executiva Britânica).

Os palestrantes disseram que novas exigências de maior uso do SAF, como medidas introduzidas na França e na Califórnia, podem fornecer o “empurrão” que eles acreditam ser necessário para superar as objeções do passado.

Ilustrando o impacto relativamente fraco que o SAF está tendo no mercado, o gerente de relações industriais da Bombardier Aerospace, Leo Knaapen, disse na conferência que, em sua sede em Montreal, a fabricante canadense agora oferece abastecimentos gratuitos de SAF para as aeronaves de seus clientes, e ainda assim apenas um em cada seis aceita o combustível mesmo não lhe implicando qualquer sobre custo. Knaapen desafiou os fornecedores de combustível e base de serviço de apoio logístico em aeroportos (FBO) a “educarem” os operadores de forma mais eficaz sobre os benefícios do SAF e suas credenciais de segurança.

O governo do Reino Unido está considerando regra de obrigatoriedade no uso de SAF e esta semana publicou as respostas que recebeu a um processo de consulta, de acordo com a gerente de marketing global da Air BP, Laura Bowden.

O consultor de aviação e ex-executivo-chefe da EBAA (associação de aviação executiva européia) Brian Humphries, pediu que as operadoras e seus clientes recebam isenção a partir da base de passageiros do transporte aéreo em troca da compra de SAF.

“As exigências aumentarão a demanda, mas também precisamos aumentar a demanda voluntária”, disse Bowden. “O desafio é como podemos continuar esse círculo virtuoso para aumentar as taxas de produção e reduzir os preços”, completou Bowden.

No entanto, de acordo com Callum Cooper, corretor de serviços de fretamento da Hunt & Palmer, preços e pressões competitivas tornam difícil persuadir os clientes a usar o SAF. “É muito difícil convencer os clientes de fretamento, e precisamos ser mais educados para superar sua relutância em colocá-lo em aeronaves [abastecidas com SAF]”, ele disse para os membros da BBGA. No entanto, ele acrescentou que, com mais empresas agora introduzindo voluntariamente metas de redução de carbono verde em suas estratégias corporativas, há uma nova oportunidade de defender a adoção do SAF para viagens de negócios.

Willie Brewster, gerente de combustíveis da Signature Flight Support para Europa, Oriente Médio e África, disse que a provedora está trabalhando para expandir a disponibilidade do SAF além de pontos estratégicos como a Califórnia. Ele disse que as fabricantes de aeronaves poderiam fazer mais para garantir que os pilotos tenham uma compreensão completa do SAF e estejam dotadas para explicar isso aos proprietários/operadores de aeronaves. [EL] – c/ fontes