Em fevereiro, aviação executiva da América do Norte continuando a recuperação à retração devido à Covid, na base de comparação ano x ano, mas estabilizada na comparação com janeiro, por dados da Argus, em 12.03.22


A aviação executiva continuou sua recuperação da derrocada imposta pela pandemia Covid no mês passado (fevereiro), com a atividade global de vôos aumentando mais de 40% na base de comparação ano x ano, de acordo com estatísticas mensais TraqPak da analista de dados do setor Argus.

Os vôos na América do Norte aumentaram quase 30%, com ganhos em todo o espectro dos segmentos de transporte pelos regulamentos PART-91, PART-135 e de operação compartilhada.

O segmento PART-91 (do transporte privado) viu a maior melhoria com um aumento de 34,4%. Em grande parte ‘marginalizado’ durante o pico da pandemia, o setor de jatos de cabine larga teve um salto de 51%, enquanto a atividade de jatos leves aumentou quase 30%, na base de comparação ano x ano.

“No geral, a atividade de aviação executiva em fevereiro de 2022 registrou mais de 60.000 vôos adicionais em comparação com fevereiro de 2021”, disse o vice-presidente de inteligência de mercado da Argus, Travis Kuhn, para matéria da mídia AIN.

A atividade européia aumentou 86,4% em comparação com fevereiro de 2021 e quase 20% em relação a fevereiro de 2020, apesar do atual conflito na Ucrânia. Além disso, o uso de jatos de cabine larga aumentou mais de 150% ano a ano na Europa.

Em comparação com janeiro, a atividade aérea da América do Norte ficou “estática”, com aproximadamente 100 vôos a mais em fevereiro. A maioria dos segmentos de aeronaves teve uma ligeira melhora, liderada por jatos de cabine larga, que tiveram um aumento de 5%, embora os turboélices tenham sofrido um declínio de 3,7%.

“A atividade de vôo de fevereiro geralmente cai mês a mês em relação a janeiro, o que torna o pequeno ganho ainda mais impressionante para um mês três dias mais curto”, observou Argus. [EL] – c/ fontes