Twin Commander 500 tem tail strike em decolagem do “Costa Esmeralda”, em Porto Belo/SC, em 22.03.22


No dia 10, por volta de 15:50Z (12:30LT), o bimotor Twin Commander 500-S (AC50) de matrícula PP-JBE (registro de produção sn 3228, ano de fabricação 1975), partiu do aeródromo (privado) Costa Esmeralda (SDEN), no município de Porto Belo/SC, com destino do aeródromo (privado) Sementes Beé (SWJH), no município de Tapejara/RS, em vôo do transporte privado, com três ocupantes, sendo dois passageiros e um piloto. Na decolagem, houve o toque da cauda da aeronave sobre a pista. O avião teve danos leves, mas não houve danos a terceiros.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER como incidente de “contato anormal com a pista”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

O avião (pouso e motorização convencional) é propriedade e operado por Pessoa Jurídica, registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC 91). Com último registro de compra/transferência em agosto de 2019. O avião está aprovado para capacidade de até 06 passageiros (e mais um piloto) e MTOW de 3.062 kg, para operação VFR-IFR/diurno-noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2019 enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até maio.

O aeródromo privado Sementes Beé (SWJH), no município de Tapejara/RS, dista cerca de 183 MN a SW-W do “Costa Esmeralda” (SDEN). Rota direta cruza com Lages/SC no través (ao sul). O aeródromo (SWJH) dista cerca de 29 MN a SE de Erechim/RS (SSER) e de 23 MN a NE de Passo Fundo/RS (SBPF).

O aeródromo (privado) Costa Esmeralda (SDEN), no município de Porto Belo/SC, dista cerca de 30 MN ao norte do Aeroporto de Florianópolis (SBFL) e 17 MN ao sul do Aeroporto de Navegantes (SBNF). O aeródromo privado “Aeroportobelo” (SDYS) dista 0,7 MN (1,3 km) a sudoeste.

Em elevação de 20 pés, o “Costa Esmeralda” (SDEN) tem pista (15/33) de 23 x 1.195 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 13. O aeródromo é aprovado para operação VFR diurna/noturna, sendo “não-controlado” e sem serviço ATS de aeródromo. Para operação no aeródromo, o circuito de tráfego para aviões) deve ser realizado somente pelo setor leste do aeródromo com altitude de 1. 200 pés. É compulsória a coordenação prévia entre aeronaves a fim de evitar partidas simultâneas com rumo convergentes, devido à proximidade com o aeródromo “Aeroportobelo” (SDYS) – com pista 05/23 de 25 x 550 m., de grama – e também do heliponto Vokkan Vivapark (SIVE) – em elevação de 23 pés, a 0,9 MN/1,7 km n a NE.

Ao horário da operação (decolagem), o tempo no aeroporto de Navegantes (SBNF), a 17 MN ao norte, conforme METAR, era muito bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens com base a 3.300 pés, com vento de nordeste fraco e temperatura do ar (elevada) de 30ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.010 hPa.

METAR SBNF 101400Z 36009KT 9999 SCT025 29/22 Q1011=
METAR SBNF 101500Z 04010KT 9999 FEW030 31/20 Q1011=
METAR SBNF 101600Z 06013KT 9999 FEW033 30/23 Q1010=
METAR SBNF 101700Z 06012KT 9999 FEW030 30/24 Q1009=

O tempo no aeroporto de Florianópolis (SBFL), a 30 MN ao sul, conforme METAR, era muito bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com poucas nuvens com base a 3.100 pés, com vento norte moderado (13 KT) – após reporte de incidência com variação de direção superior a 180º – e temperatura do ar (elevada) de 31ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.009 hPa.