King Air C90 tem incidente de “estouro de pneu” na corrida de pouso em Montes Claros/MG, em 23.03.22
No dia 14, o bimotor turboélice Beeechcraft King Air C90 de prefixo PR-OSO (registro de produção sn LJ-927, ano de fabricação 1981) decolou do Aeroporto da Pampulha/Carlos Drummond de Andrade (SBBH), em Belo Horizonte (MG), com destino do Aeroporto Mário Ribeiro (SBMK), em Montes Claros, (MG), em vôo privado, com dois tripulantes a bordo.
Após o pouso (na corrida do pouso) no aeródromo de destino, às 14:33Z (11:33LT), ocorreu o estouro do pneu da roda do trem esquerdo. O avião teve danos leves.
A ocorrência foi listada no painel SIPAER como incidente de “estouro de pneu”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.
O tempo no Aeroporto Mário Ribeiro (SBMK), em Montes Claros, por METAR, era muito bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior, céu com nuvens esparsas com base de 4.000 pés (a para ser reportado a 4.500 pés no reporte seguinte ao vigente no pouso), vento leste fraco-moderado, com temperatura do ar de 28ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.016 hPa.
METAR SBMK 141300Z 08006KT 9999 BKN030 27/18 Q1017=
METAR SBMK 141400Z 09008KT 9999 SCT040 28/16 Q1016=
METAR SBMK 141500Z 05005KT 9999 SCT045 31/17 Q1015=
O Aeroporto Mário Ribeiro (SBMK), em Montes Claros, dista 189 MN ao norte do Aeroporto da Pampulha/Carlos Drummond de Andrade (SBBH), em Belo Horizonte. A aerovia Z36 tem segmento de 172 MN entre o VOR Confins (“CNF”) e o NDB Montes Claros (“MCL”).
Em altitude de 2.192 pés, o Aeroporto Mário Ribeiro (SBMK), em Montes Claros, tem pista (12/30) de 45 x 2.100 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 34 e resistência de subleito média. É um aeródromo com homologação para operação VFR Diurna e Noturna e VFR Diurna e Noturna, contando com serviços de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS) no expediente diariamente de 08:00-04:00Z (05:00-01:00LT). As duas cabeceiras são equipadas com sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI, com ângulo normal de 3º. A cabeceira 09 também conta com sistema VASIS (de duas barras) com rampa para MEHT de 39 pés.
A operação no aeródromo conta com procedimentos de saída e aproximação IFR para as duas cabeceiras. Para aeronaves chegando existem procedimentos de aproximação por navegação por satélite (navegação por aérea – RNAV) para as duas cabeceiras, havendo ainda procedimento NDB para a pista 30.
O avião é do Estado de MG, com operação da da Polícia Militar do Estado de MG (PM-MG). Está registrado na categoria de transporte da Administração Pública Direta Estadual (ADE), com último registro de compra/transferência em março de 2007. O avião é aprovado para até sete passageiros e MTOW de 4.763 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido agosto de 2019 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2022.
No dia 19 de janeiro passado, à tarde, o bimotor teve um incidente de pouso no Aeroporto da Pampulha (SBBH), em Belo Horizonte, com falha do trem de pouso principal. A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave por trem de pouso (SCF-NP). Pela síntese factual inicial, o avião decolou do Aeródromo da Pampulha/Carlos Drummond de Andrade (SBBH), com destino do Aeródromo de Varginha (SBVG), em MG, por volta das 19:20Z (16:20LT), para transporte de paciente médico, com dois pilotos e um passageiro a bordo (POB 3). A tripulação reportou pane no recolhimento do trem e decidiu retornar para Pampulha (SBBH). Durante a corrida de pouso, às 19:50Z (16:50LT), houve o recolhimento dos trens principais e consequente excursão de pista pela direita. O avião teve danos leves, os três ocupantes saíram ilesos.