MINFRA autoriza contratação de estudos e projetos para modernização do Aeroporto de Americana, em SP, em 24.03.22


O Ministério da Infraestrutura (MINFRA) anunciou no dia 14 que autorizou a contratação via licitação dos estudos e projetos para reforma e ampliação pela prefeitura de Americana (SP) do Aeroporto Regional Augusto de Oliveira Salvação (SDAI), na cidade, a 57 MN a NW de São Paulo (SBMT), e 20 MN a leste-sudeste de Piracicaba (SDPW) e 10 MN a noroeste de Campinas/“Campos dos Amarais” (SDAM).

A licitação tem valor estimado de R$ 740,8 mil, a serem integralmente custeados pelo Governo Federal, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Conforme a autorização federal, a prefeitura poderá contratar empresa especializada para elaboração de estudos e projetos de engenharia, a qual deve apresentar os documentos até oito meses após sua contratação. A primeira etapa dos trabalhos será o desenvolvido de Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental, avaliando alguns possíveis cenários de investimentos. Na sequência, serão produzidos os estudos preliminares para a primeira etapa de obras, os quais embasarão o licenciamento ambiental do empreendimento, e o projeto básico.

O aeródromo de Americana (SDAI) situa-se no setor SE do centro urbano às margens da Rodovia Luiz de Queiroz. Em altitude de 2.005 pés, o aeródromo de Americana tem pista (12/30) de 18 x 1.100 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 9 e resistência de subleito média. O aeródromo corresponde à ATZ “Americana”, de raio de 2,6 MN, e é homologado para operação VFR diurna/noturna, contando com frequência de coordenação de aeronave. A operação no aeródromo conta com carta VAC; são três portões – “REPRESA”, ao norte, sobre a represa Salto Grande (2,5 MN no RM 035º), e, ao sul, “NOVA ODESSA”, a sudoeste do aeródromo (2,5 MN no RM 247º), e “PEDÁGIO AMERICANA”, a sudeste do aeródromo (1,9 MN no RM 142º), cujos dois segmentos se interceptam junto à pista para cruzamento da vertical do aeródromo, para perna-do-vento no setor norte (pela esquerda para pista 12 e pela direita para pista 30), com altitude de tráfego mínima para aviões de 3.000 pés (995 pés AGL).

ROTAER informa a existência de “Obstáculo de Aeródromo” de postes de energia elétrica, de altura de 18 m. (59 pés), no setor sudeste do aeródromo, na área de aproximação da cabeceira 30 à distância de 163 m.

O aeródromo de Americana (SDAI) aloca dezenas de hangares, oficinas de manutenção de aeronaves e escolas para pilotos.

A ideia é que o aeródromo receba obras como restauração e alargamento da pista (pouso/decolagem), de 18 m. para 23 m., com construção de área de giro para aeronaves na cabeceira 12, alargamento, implantação de acostamentos e restauração das pistas de taxiamento; além de restauração do pátio de aeronaves, regularização das faixas de pista e preparada.

As melhorias estão previstas no Termo de Compromisso n° 921558/2021, firmado em dezembro entre o município e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MINFRA).

Segundo o MINFRA, trata-se de “obra estratégica para o aumento da capacidade e da segurança operacional do terminal aéreo, que integra a infraestrutura da aviação geral de São Paulo e atende diversas cidades do chamado Complexo Metropolitano Expandido do Estado”.