Após escala de abastecimento, Seneca II se acidenta durante decolagem de Balsas/MA, em 25.03.22


Nesta quarta dia 23, por volta de 14:30Z (11:30LT), o bimotor EMBRAER/Neiva EMB-810C Seneca II de matrícula PT-EZD (registro produção sn 810280, fabricação 1979), com dois ocupantes (um piloto e um passageiro), acidentou-se durante decolagem do aeródromo público de Balsas (SNBS), no MA, caindo numa região de mata, junto a um rio, no bairro de Trezidela.
O avião teve danos substanciais, mas os dois ocupantes escaparam. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Maranhão, eles sofreram apenas escoriações e foram levados para o hospital da cidade para fazer um checkup.

Segundo informações da prefeitura da cidade, um piloto e um mecânico estavam no avião, que seguia para o Estado de Goiás.

De acordo com o secretário de Comunicação de Balsas, Gildásio de Amorim, não houve mortos ou feridos no acidente e o bimotor caiu pouco após decolar. “Balsas fica no meio de uma rota de aviões que vêm da capital para consertar no sul do Brasil. Esse avião abasteceu e tinha como destino Goiânia. O piloto falou que desviou do centro da cidade e conseguiu fazer um pouso de emergência. Eles saíram ilesos”, informou o secretário em conversa com a reportagem.

Ainda segundo Amorim, moradores da região ouviram um barulho semelhante a um estouro pouco antes do bimotor cair.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militares coronel Célio Roberto disse que o avião pousou em Balsas procedente de São Luís, para abastecer, e seguir viagem com destino de Goiânia.

O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares tenente-coronel Willys disse que o avião caiu numa área desocupada em ponto próximo do rio Balsas.

Conforme RAB, o avião (PA34) PT-EDZ/sn 810280 é de propriedade e operação de mesma Pessoa Física, registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em setembro de 2021. O avião é aprovado para capacidade de até cinco passageiros (e um piloto), com MTOW de 2.073 kg, e operação IFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em novembro de 2021 enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até próximo mês de maio.

O aeródromo público de Balsas (SNBS) está FIR Amazônica (SBAZ), área de jurisdição do CINDACTA-IV, a 315 MN a SW de São Luís/MA e 130 MN a leste/sudeste de Araguaína/TO. Em elevação de 932 pés, o aeródromo tem pista 15/33 de 23 x 1.000 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 14. O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna.

Em ROTAER não consta informação de disponibilidade de serviço de abastecimento (AvGas) no aeródromo público de Balsas (SNBS).

No dia 23 de fevereiro, pela manhã, o monomotor Mooney M-20F (M20F) de prefixo PT-DKK (registro de produção sn 700031, fabricação 1970), do transporte privado, com dois ocupantes, colidiu com uma casa residencial, no bairro de Fátima, em Balsas, após decolagem do aeródromo (SNBS), onde fez escala para abastecimento em viagem de São Luís para Barreiras (BA). O ponto do acidente dista menos de 1 km do aeródromo público de Balsas (SNBS). O avião teve danos substanciais, os dois ocupantes saíram ilesos; houve danos a terceiros.

O acidente está listado no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente do tipo falha de motor em vôo. Pela súmula, às 15:00Z (12:00LT), após a decolagem, na subida inicial, o motor perdeu potência e colidiu contra uma residência.

No dia 24 de fevereiro, o monomotor agrícola EMBRAER EMB-202A “Ipanema” de prefixo PT-AYC (registro de produção sn 20001352, fabricação 2014) decolou da APUA (Área de Pouso de Uso Aeroagrícola) na Fazenda Serra Branca, em Balsas, no MA, às 13:00Z (10:00LT), a fim de realizar vôo local de aplicação de sementes na plantação da própria fazenda, com piloto a bordo. Durante o vôo, às 13:30Z (10:30LT), com 30 min. de vôo, o avião ficou sem potência e o piloto realizou um pouso forçado na lavoura de soja. O avião teve danos substanciais, mas o piloto escapou ileso.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente por falha de motor e excursão de pista.

No dia 09 de janeiro, o agrícola EMBRAER/Neiva EMD-203 “Ipanema” de prefixo PT-CYG (registro de produção sn 20001422, ano de fabricação 2019) decolou de uma APUA (Área de Pouso para Uso Aeroagrícola) na Fazenda Kaiser, em Balsas, no MA, às 15:30Z (12:30LT), para um vôo local de aplicação de defensivo agrícola, com um piloto a bordo. Durante o vôo, por volta de 15:40Z (ie, 10 minutos de vôo), o avião teve perda de potência e o piloto realizou um pouso forçado numa lavoura. O avião teve danos substanciais e o piloto escapou ileso.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de falha de motor em vôo (SCF-PP).

Atualização – equipe do SERIPA-I fez a vistoria “de campo” nesta sexta (25) dos destroços do avião. A perícia coletará dados para a investigação aeronáutica visando determinar as causas-fatores contribuintes do acidente. Dois peritos do SERIPA tiveram que se deslocar por uma trilha aberta no mato e atravessar um córrego para conseguir chegar ao ponto do acidente. A posição que o avião ficou também dificultou o trabalho.

O piloto do avião, Juliano Rodrigues, informou que o avião havia sido abastecido no aeródromo de Balsas e um dos motores falhou após a decolagem. “Foi feito todo o procedimento padrão da aeronave, de check da aeronave que precisa ser feito, drenei o combustível, olhei o óleo e acionei a aeronave. Logo após a decolagem eu escutei um estouro, olhei para os equipamentos e foi aí que percebi que tinha perdido o motor esquerdo. Tentei fazer os procedimentos padrões para isso, segundo o manual, porém já não tinha mais como conseguir fazer o que tinha que ser feito, não respondia”, disse o piloto, para matéria do g1.

O piloto revelou que o vôo de São Luis para Balsas, em torno de 02 horas, transcorreu na mais absoluta normalidade técnica do avião. Pelo relato, ele voou em condição monomotor até a degradação de velocidade, quando o avião teria estolado (conforme sugere a imagem do avião acidentado no solo).

O trabalho de remoção do avião, após perícia de SERIPA, não deverá ser fácil, já que o acidente aconteceu em uma área de difícil acesso, já que está localizado às margens do rio Balsas. O Corpo de Bombeiros deverá auxiliar na remoção dos destroços do avião.  O avião caiu próximo às margens do rio e houve vazamento de combustível.

Esta é a segunda vez, em um mês, que acidente envolvendo aviões são registrados em Balsas. O anterior aconteceu em fevereiro, no bairro Fátima, quando um monomotor Mooney, decolando da cidade, teve pane de motor e caiu sob uma residência.

“A gente já teve uma experiência recente, uma mesma aeronave teve um acidente aqui na nossa região urbana, então o Corpo de Bombeiros está disposto caso haja necessidade, caso haja risco de algum acidente, caso haja alguma remoção, estamos disponíveis para esse risco ser minimizado”, disse o tenente-coronel Willys Leite, comandante do 4º BBM.

Na queda do avião próximo às margens do rio e com o vazamento de combustível, houve derramento para o leito do rio e alguns peixes acabaram morrendo. A Secretaria de Meio Ambiente afirmou que vai “avaliar a dimensão do dano ambiental”.

Entrevista com piloto:
https://globoplay.globo.com/v/10420428/

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como acidente de tipo-causa indeterminado.

Conforme súmula factual inicial, o avião, com dois ocupantes (um piloto e um passageiro) decolou do aeródromo público de Balsas (SNBS), com destino do Aeroporto Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia/GO, às 13:55Z (10:55LT), para um vôo traslado. Após a decolagem, às 14:00Z (11:00LT), “a aeronave caiu”.

O avião teve danos substanciais e os dois ocupantes tiveram ferimentos leves.

O avião foi retido para a investigação aeronáutica.