Controlador informa fumaça branca saindo de um motor de um Seneca II (com POB 3) decolando do Campo de Marte, e piloto regressa preventivamente sem mais interocorrência, em 27.03.22


No dia 24, o bimotor EMBRAER/Neiva EMB-810C Seneca II de matrícula PT-RCX (registro de produção sn 810335, fabricação 1980) decolou do Aeroporto Campo de Marte (SBMT), em São Paulo, com destino do Aeródromo Mário Pereira Lopes (SDSC), em São Carlos/SP, por volta das 10:20Z (07:20LT), para um vôo de transporte de pessoal, com três ocupantes, sendo dois passageiros e um piloto. Após a decolagem, os operadores da Torre Marte (TWR-MT) visualizaram uma fumaça branca saindo do motor esquerdo da aeronave e informaram ao piloto, e o tripulante optou por retornar ao aeródromo e realizou pouso sem anormalidades.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER como incidente. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

Ao horário da operação, o tempo no Campo de Marte (SBMT) – em elevação de 2.371 pés, conforme METAR, era muito bom, com reporte da condição “CAVOK”, com vento leste fraco e temperatura do ar para atingir 21ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.018 hPa.

METAR SBMT 240900Z 09005KT 9999 FEW010 18/17 Q1016=
METAR SBMT 241000Z 08004KT CAVOK 19/17 Q1017=
METAR SBMT 241100Z 11005KT CAVOK 21/18 Q1018=
METAR SBMT 241200Z 02005KT CAVOK 23/19 Q1018=

O Aeródromo Mário Pereira Lopes (SDSC), em São Carlos/SP, dista cerca de 120 MN a NW do “Campo de Marte” (SBMT), em São Paulo (capital). Ambos aeródromos são homologados para operação VFR, a operação entre os dois aeródromos (SBMT para SDSC) requerendo Plano de Vôo ou VFR ou VFR/IFR/VFR (plano com duas mudanças de regra, a partir de um PLN “Z” – iniciado em regra VFR para uma ou mais mudanças de regra, durante a navegação).

Uma possível rota seria a saída, em operação VFR, pelos corredores “D” (até a posição visual “PERUS”), seguir pelo corredor “E” (até a posição visual “MONRUGABA”), livrando Jundiaí e Campinas pelo setor leste, seguir pelo corredor “B” (da posição visual “MONRUGABA” até a posição “LIMEIRA”, via posição “JAGUARIÚNA”) e seguir (da posição visual “LIMEIRA” – a 66 MN no RM 347º de SBMT e a cerca de 55 MN de SDSC, com RM 344º), com mudança de regra ou não, direto para Aeródromo Mário Pereira Lopes (SDSC), em São Carlos, ou com mudança de regra (VFR para IFR) em uma posição antes, como a posição “MONRUGABA” (a 49 MN no RM 009º de SBMT e a 13 MN na radial 311 do VOR de Bragança/BGC), para desta interceptar a radial 333 do VOR de Bragança/BGC, e seguir nesta Aeródromo Mário Pereira Lopes (SDSC), à distância de 98 MN do VOR “BGC”, com nova alteração de regra (para VFR) na proximidade do destino; adotando proa de interceptação de 30º, este segmento (da posição “MONRUGABA” até a interceptação da radial 333 de BGC) é de 9,0 MN, com o ponto da interceptação distando cerca de 20 MN do auxílio (na radial 333), e à distância de 78 MN de São Carlos (SDSC).

Conforme RAB, o avião (PA34) PT-RCX/sn 810280 é de propriedade e operação de mesma Pessoa Física, registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em março de 2021. O avião é aprovado para capacidade de até seis passageiros (e um piloto), com MTOW de 2.073 kg, e operação IFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em março de 2018 enquanto o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até próximo mês de agosto.