Polícia Civil de SP incorporando para sua frota Cessna Caravan apreendido em 2018 pela Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana durante uma operação contra crime organizado, em 29.03.21


Fonte: g1 – 28/03/2022
A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta segunda (28), no Aeroporto de Sorocaba (SP), o vôo de teste da primeira aeronave apreendida do crime organizado a ser integrada a sua frota aérea. A aeronave – um avião monomotor turboélice Cessna Caravan – deve entrar em operação na próxima semana, e será usada em investigações, transporte de passageiros e transplantes de órgãos; também será utilizado em ações de combate ao tráfico, a organizações criminosas e no transporte de tropas em operações.

O avião é o Cessna Caravan C208B de matrícula PT-MEN (registro de produção sn 208B0408, ano de fabricação 1994), aprovado para capacidade de até nove passageiros e MTOW de 3.969 kg. Conforme RAB, o avião tem proprietário Pessoa Física, estando registrado na categoria do transporte privado, com status de “Busca e apreensão/Sequestro/Indisponibilidade/restrição de vôo/Autorização Judicial para utilização”; o operador é a Polícia Civil do Estado de SP. O último registro de compra/transferência é de junho de 2017, o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em junho de 2017 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março de 2023 (acabando de ser emitido).

O avião foi apreendido em 2018 pela Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (DISE) de Americana (SP).

Além do avião, a Polícia Civil paulista também trabalha para incorporar outros dois helicópteros, sendo um modelo AS350B3 e outro EC130B4. O primeiro também foi apreendido pela DISE de Americana em 2018. Já o segundo foi pego com o traficante André do Rap, preso pelo DOPE, em 2019. A expectativa é que ambos comecem a operar ainda neste primeiro semestre.

A Polícia Civil de São Paulo também é operadora do Cessna Grand Caravan de matrícula PR-SLN (registro de produção sn 208B-0918, ano de fabricação 2001), aprovado para capacidade de até nove passageiros e MTOW de 4.110 kg. Conforme RAB, o avião tem proprietário Pessoa Jurídica, estando registrado na categoria do transporte público da Administração Direta Estadual (ADE), com status de “Busca e apreensão/Sequestro/Indisponibilidade”. O último registro de compra/transferência é de maio de 2018, o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em janeiro de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até abril.