Bombardier entrega último Learjet da linha de produção, em 29.03.22


O último jato executivo Learjet – do modelo Learjet 75 (LJ75) – saiu de um hangar da linha de montagem/acabamento da Bombardier em Wichita, no Kansas/EUA, na tarde desta segunda dia 28, e voou para Grand Rapids, no Michigan, para entrega a um cliente da Northern Jet Management.

Algumas horas antes da partida do jato, houve uma cerimônia simples de 30 minutos de duração marcando a entrega e o fim de 60 anos de produção do programa Learjet.

“Não há dúvida de que hoje é um dia emocionante para muitos de nós, pois marca o fim da era de produção do Learjet”, disse Tonya Sudduth, vice-presidente de operações do programa Learjet. “No entanto, a emoção que vi mais proeminente em todas as minhas conversas com [funcionários] nos últimos dias e meses é o orgulho. Orgulho por fazer parte desse legado incrível. E orgulho em deixar uma marca duradoura na história da aviação”, completou Sudduth.

Mais de 3.000 aeronaves Learjet foram entregues desde que a fabricação, sob o comando do fundador Bill Lear, entregou o primeiro Learjet 23, da planta de Wichita, em 1964.

A Bombardier anunciou o plano de encerramento da produção do Learjet em fevereiro de 2021, citando uma “dinâmica de mercado desafiadora” e a concorrência de novos participantes na categoria de jato leve.

A fabricante canadense espera realizar uma cerimônia comemorativa de final da produção do Learjet maior e a futura atividade da planta de Wichita, liderada pelo CEO Eric Marte, em meados de abril.

Além da produção do Learjet, as operações do “site” de Wichita incluem um centro de serviços, engenharia e aeronaves na versão missão especial (Special Mission).

Apesar do fim da produção do Learjet, o vice-presidente executivo de operações da Bombardier, Paul Sislian, prometeu às várias centenas de funcionários e convidados presentes na cerimônia que o serviço e o suporte de peças para a linha Learjet continuarão. “A Bombardier está comprometida em garantir que essas 2.000 aeronaves atualmente em serviço continuem voando no futuro”, acrescentou Sislian.

O CEO da Northern Jet, Chuck Cox, reiterou esse compromisso da Bombardier em entrevista para a mídia AIN, observando que recebeu uma ligação de Martel, na manhã desta segunda dia 28, enfatizando que as peças e o serviço continuarão disponíveis para as aeronaves Learjet.

O último jato produção final – um Learjet 75 – se juntará à atual frota própria e gerenciada da Northern Jet, de 23 jatos leves, super-médios e de cabine larga, dos quais 16 sendo Learjet. O jato será entregue ao seu proprietário, uma cliente da Northern Jet de identidade não revelada, a Northern Jet ficando como gerenciadora do avião. Cox disse que a oportunidade de receber o Learjet de produção final foi “agridoce porque é o último”. A entrega desta segunda do LJ75 representa o 24º Learjet da história da Northern Jet. O primeiro foi um Learjet 40XR, recebido em 2007. [EL] – c/ fontes