Piper PA-28R escapa pela lateral de pista após falha com recolhimento de trem na corrida de pouso em Pirenópolis/GO, em 04.04.22


No domingo dia 27 (março), o monomotor Piper PA-28R-201T (P28R) de matrícula PR-GPN (registro de produção sn 28R-7803056, fabricação 1977) decolou do Aeródromo Nacional de Aviação (SBNV), em Goiânia/GO, com destino do aeródromo de Pirenópolis (SNMH), nesta localidade de GO, em vôo privado, com três ocupantes (sendo dois passageiros e um piloto).  Às 13:50Z (10:30LT), durante corrida de pós-pouso, o trem dianteiro (triquilha) recolheu, seguido do principal direito, com o avião vindo a extrapolar o limite lateral da pista. O avião teve danos leves e os três ocupantes escaparam ilesos.

A ocorrência foi listada no painel SIPAER como incidente grave de “excursão de pista” e associada com “trem “e pouso”. No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador.

O aeródromo de Pirenópolis (SNMH) dista 53 MN a noroeste de Aeródromo Nacional de Aviação (SBNV), em Goiânia, 31 MN ao norte de Anápolis/GO (SWNS) e 60 MN a oeste de Brasília/DF (SBBR). No setor oeste do centro local, em elevação de 2.575 pés, o aeródromo (SNMH) tem pista (15/33) de 30 x 1.295 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 18 e resistência de subleito alta. O aeródromo é homologado para operação VFR diurna. A regra de tráfego local é de circuito de tráfego somente pelo setor sudoeste, com altura mínima (sobre elevação de aeródromo) de 1.500 pés (ie, com altitude mínima de 4.075 pés).

ROTAER informa a existência de três obstáculos de aeródromo, sendo obstáculos naturais de morros, com cume não-iluminado, com as seguintes locações:
[1] morro com elevação de 980 m. (195 m./640 pés AAL), nas coordenadas 15º49’35,20”S/048º59’04,45”W, em ponto distando 1,3 MN no RM 033º do ARP (15º50’53”S/048º58’49”W).
[2] morro com elevação de 1.030 m. (245 m./804 pés AAL), nas coordenadas 15º49’55,66”S/048º57’57,00”W, em ponto distando 1,3 MN/2,4 km no RM 063º do ARP (ponto no través da pista)
[3] morro com elevação de 900 m. (115 m./377 pés AAL), nas coordenadas 15º52’8,53”S/048º57’46,60”W, em ponto distando 1,6 MN no RM 163º do ARP
O avião é de propriedade compartilhada de duas Pessoas Físicas (também operadores do avião), estando registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC 91), com último registro de compra/transferência em abril de 2018. O avião é aprovado para capacidade de até três passageiros e MTOW de 1.315 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em maio de 2018, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até setembro (deste ano).