AOPA-ASI lança campanha de segurança operacional quanto a vôo em regra VFR em condição IMC, em 05.04.22
O Instituto de Segurança Aérea da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA-ASI – Aircraft Owners and Pilots Association / Air Safety Institute) iniciou em abril uma campanha de segurança de nove meses para aumentar a conscientização sobre os riscos envolvidos com a operação aérea em regras de vôo visual (VFR) em operações de condições meteorológicas por instrumentos (IMC) – a operação “VFR into IMC” (VFR em IMC). Como parte da campanha, que vai até 31 de dezembro, a ASI desenvolveu um centro de recursos online que está “empacotando” vídeos, cursos, podcasts, artigos, webinars, estudos e outros materiais educacionais, eventos e programas.
A AOPA-ASI identifica essa condição de vôo como a causa mais significativa de acidentes relacionados com meteorologia.
Além disso, observou o vice-presidente sênior da AOPA-ASI Richard McSpadden, “VFR para IMC está entre as cinco principais causas de acidentes fatais na aviação geral, que são amplamente evitáveis. E não são apenas os pilotos de habilitação de vôo VFR que ficam reféns; cerca de um terço desses acidentes envolvem pilotos qualificados para vôo por instrumentos”. A pesquisa da AOPA-ASI descobriu que os pilotos se deparam com operação em regra VFR em condições IMC a cada duas semanas, em média. Acidentes relacionados geralmente resultam em uma fatalidade, acrescentou McSpadden.
“A experiência em si, isoladamente, não é proteção contre esses [acidentes, de VFR em IMC]. Na verdade, os pilotos comerciais habilitados para vôo por instrumentos têm duas vezes mais chances de se envolver em acidentes VFR em IMC em comparação com seus pares sem habilitação de vôo por instrumentos”, disse McSpadden, para emendar: “Muitas vezes atribuído como uma causa única, o VFR em IMC desempenha um papel em vários outros tipos de acidentes, incluindo perda de controle em vôo – LOC-I – e vôo controlado contra o terreno – CFIT“. [EL] – c/ fontes