Daher anuncia o TBM-960, com lançamento da nova quinta iteração do monomotor turboélice na feira americana Florida Airshow, em 06.04.22


A fabricante francesa Daher revelou sua nova versão atualizada do monomotor turboélice TBM – o TBM-960 – nesta terça dia 05 na agenda da feira aeronáutica Sun ‘n Fun Aerospace Expo, que acontece em Lakeland, na Flórida/EUA, onde já está exibindo o primeiro aparelho de produção.

Vídeo da Daher – canal YTb:
https://www.youtube.com/watch?v=R7HidG5q3SI

Substituindo a versão TBM-940, o TBM-960 incorpora motor Pratt & Whitney Canada PT6E-66XT (de potência termodinâmica de 1.444 SHP e potência nominal de 850 SHP), de menor consumo de combustível, equipado com hélice pentapá Hartzell Raptor (de lâminas de material composto), o conjunto motopropulsor (motor+hélice) sendo controlado por um sistema de controle eletrônico (EPCS – Engine and Propeller Electronic Control System) totalmente digital, um e-throttle digital (com uma única manete de controle). O avião tem preço de tabela de US$ 4,57 milhões.

Um ‘pacote’ opcional de cabine Prestige aumenta o preço para cerca de US$ 4,8 milhões, adicionando um novo sistema de controle ambiental (ECS – Environmental Control System), iluminação ambiente de LED e janelas reguláveis ​​eletronicamente. Esta cabine premium também inclui uma tela de conforto do passageiro para controle do ECS, luzes LED e janelas reguláveis ​​e outros aprimoramentos, como novos assentos ergonomicamente aprimorados, terminais de fonte de energia (plugs) USB-A e -C, porta-copos e suportes para fone de ouvido em cada uma das cabines do avião.

A Daher divulgou que a certificação pela EASA do TBM-960 já está em mãos, enquanto a aprovação da FAA está pendente. As entregas do novo modelo devem começar em julho.

Com o lançamento da nova aeronave, a família TBM da Daher agora é oferecida em duas versões – TBM-910 e 960.

O TBM-960 tem cabine para seis ocupantes (com as dimensões internas de 1,21 m. de largura, 4,05 m. de comprimento e 1,22 m. de altura). O prospecto básico apresenta carga-paga máxima de 1.400 lb. (635 kg), alcance máximo de 1.730 MN e velocidade de cruzeiro máxima de 303 KT.

“O TBM 960 é o TBM por excelência, representando a quinta evolução de nossa família de aeronaves turboélice de alta velocidade desde a introdução da série TBM-900 em 2014”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da Daher. “É preciso tirar o máximo proveito da tecnologia turboélice de hoje para fornecer controle digital do motor e da hélice”, destacou Chabbert. Segundo executivo, a quinta iteração representa o melhor que a ‘raça’ do avião turboélice muito rápido tem a oferecer. E que chave desta vez é uma melhoria geral em direção ao controle digital do acelerador (throttle), com a incorporação do novo EPCS (Engine and Propeller Electronic Control System, ou sistema de controle eletrônico de motor-hélice).

De acordo com Daher, a inicialização do motor PW PT6E-66XT é totalmente automatizada após a ativação de um único switch. Além disso, a alavanca de potência e-throttle usa uma única posição para frente da decolagem ao pouso, com o sistema de controle digital de motor e hélice de canal duplo otimizando o desempenho do conjunto motoporpulsor em todo o envelope de vôo, reduzindo a carga de trabalho de piloto e aumentando a vida útil do motor.

Totalmente integrada ao sistema de propulsão, a hélice de cinco pás Hartzell Raptor foi projetada especificamente para reduzir o peso total e melhorar performance em distância de decolagem, subida e velocidade de cruzeiro do TBM-960, além de limitar o ruído e vibração (com regime máxima potência a 1.925 RPM). Seu nível de ruído durante a decolagem é de 76,4 db, atendendo aos rigorosos padrões internacionais de ruído.

O desempenho do TBM-960 é aproximadamente o mesmo do TBM-940, incluindo uma velocidade máxima de 330 KT voando cruzeiro no FL280 e alcance máximo de 1.730 MN à velocidade (máxima de cruzeiro para longo alcance) de 252 KT. Voando cruzeiro à velocidade de 308 KT, o consumo é reduzido para 57 galões/hora (cerca de 216 litros/hora, ou 385 lb./hora) – um ganho de 10% com relação ao TBM-940.

O TBM-960 tem um aumento do MTOW de 221 lb. para 7.615 lb., para ajudar a compensar o maior peso da cabine do interior Prestige de 140 lb.

O TBM-960 tem as dimensões de 10,74 m. de comprimento e altura de 4,35 m., com asa com envergadura de 12,83 m.

O peso básico vazio (com cabine Prestige) é de 4.806 lb. (2.180 kg). Os pesos máximos (estruturais) são de rampa de 7.650 lb. (3.470 kg), de decolagem/pouso de 7.615 lb. (3.454 kg), sendo o peso máximo com zero combustível de 6.252 lb. (2.836 kg).

A carga-paga máxima é de 1.446 lb. (656 kg). A carga-paga com abastecimento completo é de 888 lb. (403 kg), com capacidade de abastecimento (comb. utilizável) de 292 galões (1.106 litros, ie., 898 kg/1.978 lb).

Para configuração de cabine de quatro passageiros, neste espaço a carga máxima de bagagem é 507 lb. (230 kg), com configuração de seis passageiros de 330 lb. (150 kg). A capacidade de bagageiro (em volume) é de 0,989 m³ (30 pés³).

Em condição ISA, sem consideração de vento, operação no MTOW, livrando obstáculo na cabeceira a 50 pés, a distância de decolagem é de 773 m. e de pouso de 741 m. O Teto certificado é 31.000 pés, com tempo de subida (para 31.000 pés) de 18m45s.

Na cabine de comando, o TBM-960 mantém (do -940) a suíte aviônica Garmin G3000 com os recursos ESP (Electronic Stability and Protection), incluindo a segurança contra baixa velocidade, modo de descida de emergência e a capacidade de pouso automático de emergência – no sistema Home Safe, mas com a adição radar meteorológico doppler Garmin GWX 8000 com capacidade preditiva de descarga elétrica e granizo e de detecção de turbulência e com a primeira aplicação do transmissor de dados Garmin GDL 60, que permite a “baixa” automática de base de dados e “pontes” (links) com dispositivos móveis.

O cliente tem para sua escolha e personalização oito esquemas de cabine, cinco padrões de pintura com 105 cores.  Um quinto esquema de pintura TBM – Sirocco, “baseado na criatividade do designer francês Alexandre Echasseriau”, de acordo com Daher – foi adicionado ao TBM-960. [EL] – c/ fontes