MINFRA autoriza licitação para contratação de estudos para elaboração do projeto básico para modernização de instrumentos e sistemas da torre de controle do aeroporto de Maringá/PR, em 13.04.22
O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MINFRA), autorizou a contratação dos estudos para a elaboração do projeto básico para a modernização de instrumentos e sistemas da torre de controle do Aeroporto Regional Silvio Name Junior (SBMG), em Maringá (PR), a cerca de 200 MN a noroeste de Curitiba. A notícia foi postada no portal do MINFRA nesta quarta dia 06.
Novo convênio assinado pela Secretária Nacional de Aviação Civil (SAC/MINFRA) e pela prefeitura da cidade prevê o repasse de R$ 10,4 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), pela parte da União, para financiamento dos estudos visando as obras.
As melhorias vão elevar os parâmetros de segurança operacional do aeroporto e aumentar a oferta de vôos comerciais ao município paranaense, assim como permitir novas conexões à população.
E outubro do ano passado, foi inaugurada (em cerimônia com presidente Bolsonaro) a ampliação e modernização do Aeroporto Regional Silvio Name Junior, dobrando a sua capacidade operacional, após dois anos e meio de intervenções. Até esta etapa, a transformação contou com R$ 76,6 milhões de recursos públicos, do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC); a obra de ampliação e a modernização do aeroporto se deu com aplicação de R$ 81,5 milhões oriundos de recursos do governo federal e com contrapartida da prefeitura de Maringá.
De acordo com a prefeitura, as obras começaram em 2019, envolvendo a ampliação da pista e do pátio de aeronaves, novo sistema de taxiways, modernização de auxílios à navegação aérea e serviços complementares, com o projeto de implantação de novos recursos para navegação aérea como o sistema de luzes de aproximação (ALS) e sistema de operação de pouso por instrumentos de precisão (ILS).
Após ampliação, a pista (pouso/decolagem, 10/28, em elevação de 1.801 pés) ficou com 2.380 m. de extensão, com 45 m. de largura, e resistência de pavimento PCN 45 e de subleito alta, tornando-se a maior do Estado do PR. A pista primária (15/33) do Aeroporto Afonso Pena (SBCT), localizado em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, tem 2.218 m. de extensão, por 45 m. de largura (em elevação de 2.989 pés, com resistência de pavimento PCN 42 e de subleito alta), enquanto o Aeroporto Cataratas (SBFI), em Foz do Iguaçu, tem pista (15/33) de 2.195 m. de extensão, com 45 m. de largura (com redução nas distâncias declaradas), com 45 m. de largura, em elevação de 787 pés, resistência de pavimento PCN 51 e de subleito média. O aeroporto Gov. José Richa, em Londrina (SBLO), em altitude de 1.867 pés, tem pista (13/31) de 45 x 2.100 m. (com distâncias declaradas menores), com resistência de pavimento (asfalto) PCN 43 e de subleito média.
A renovação da área de movimento do Silvio Name Júnior (SBMG) possibilitará a movimentação simultânea de 12 aeronaves. Graças às dimensões do novo pátio de aeronaves, as categorias das aeronaves com permissão para operar no local passaram das B.737-800 para B.767, incluindo cargueiros. No pátio, há espaço para circulação de até oito aeronaves ao mesmo tempo.
À ocasião da inauguração (em outubro), o MINFRA divulgou que os trabalhos para melhoramento operacional seguiriam com uma nova etapa, para a implantação do sistema de pouso por instrumentos (ILS), orçada em R$ 15 mi, a modernização da Torre de controle (mais R$ 14 mi), bem como reforma e ampliação do terminal de passageiros, além de melhorias nas instalações da Torre de controle.
Conforme dados em ROTAER, o Aeroporto Regional Silvio Name Junior (SBMG), em Maringá, em altitude de 1.801 pés, tem pista (10/28) de 45 x 2.380 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 45 e resistência de subleito alta. Não existem restrições para o comprimento físico para as distâncias operacionais de pouso e decolagem (iguais a 2.380 m., geral). A pista está equipada sistema de luzes (balizamento) – com luzes de cabeceira, luzes laterais da pista a cada 60 m. e luzes laterais de taxiway, e mais um sistema de luzes de indicação de rampa de aproximação PAPI na cabeceira 10. Nas duas cabeceiras, existem área de segurança extra (RESA), de 90 x 90 m.
A imagem abaixo já revela o novo arranjo de pistas de taxiamento – com as novas taxiway “E” (entre a taxiway “A”, uma via-interseção pista-pátio primário/1, e a cabeceira 10) e taxiway “D” (de interligação TWY “A”/”E” e a taxiway “B”, via entre pátio primário/1 e a cabeceira 28).
O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna (de não-precisão). O aeroporto opera com serviço de controle de tráfego aéreo de aeródromo (ATC) em parte do dia, no expediente 09:30-14:30Z (06:30-11:30LT), diariamente, e com serviço de informação de tráfego aéreo (AFIS), no expediente 07:30-09:30Z (04:30-06:30LT) e 21:30-02:30Z (18:30-23:30LT), diariamente.
O aeródromo é aprovado para utilização regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o RCD 4D ou inferior.
A operação IFR conta com procedimentos de saída e aproximação para operação nas duas cabeceiras. Os procedimentos de saída são do tipo OMNI e por navegação por satélite (RNAV); os procedimentos de aproximação são por navegação por satélite, RNP e RNP-AR.
ROTAER informa a existência de Obstáculo de Aeródromo, de uma torre não-iluminada, violando a superfície horizontal interna de aeródromo, com elevação de 2.090 pés (289 pés/88 m. AAL), com locação nas coordenadas 23º26’49,40”S 051º59’11,20”W, em ponto distante 3.626 m. (1,96 MN) da cabeceira 28 no Azimute 053º.
Para operação no aeroporto, ROTAER informa a concentração de pássaros nos setores de aproximação.
O aeroporto funciona seus serviços de 07:30 às 04:00Z (03:30 às 01:00LT), ou demais horário mediante solicitação com a operadora aeroportuária – a Terminais Aéreos de Maringá – SBMG S/A. – com antecedência mínima de 02 horas.