Acidente com Cessna Citation 500, em operação Single Pilot, de perda de controle e mergulho para colisão com terreno durante saída de Kelowa, no Canadá, em 2016, em 15.04.22


Na noite do dia 13 de outubro de 2016, o Cessna Citation 500, operado privativamente pela Norjet Inc., partiu do Aeroporto de Kelowna, na Columbia Britânica, no Canadá, para um vôo em regra por instrumentos com o destino do Aeroporto Springbank, em Calgary (em Alberta), também no Canadá. A bordo estavam quatro ocupantes, sendo um piloto e três passageiros. Logo após a decolagem, numa saída em vôo controlado, a ascensão foi interrompida com o jato iniciando uma descida numa curva fechada para direita até colidir com o terreno. Não houve qualquer comunicado de emergência. A aeronave foi destruída pela força do impacto e o fogo pós-choque, com os quatro ocupantes falecendo. Tratou-se de um acidente de perda de controle e colisão com o terreno.

A partir da investigação deste novo acidente, após a publicação do relatório da investigação do mesmo, o Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá (TSB) recomendou para a agência regulatória de transporte canadense – a Transport Canada (TC) – a instalação mandatória de sistemas de registro de vôo leves por todos operadores comerciais e privados-executivos atualmente não requeridos desta instalação.

O TSB também se mostrou preocupada com um comportamento refratário da agência regulatória TC para a supervisão das operações privadas de aeronaves executivas, também na esteira do acidente Citation 500 em Kelowa.

 

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