Raisbeck obtém STC/CST da FAA para sistema de redução de arrasto no Cessna Caravan C208B, em 17.04.22

A Raisbeck Engineering divulgou no último dia 06 que obteve o Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) da FAA para um sistema de redução de arrasto para o monomotor Cessna Caravan C208B, o Epic Caravan.
Projetado para aeronaves equipadas com bagageiro inferior (pod) de fábrica, o sistema Epic Caravan reduzirá o arrasto, aumentará a velocidade de cruzeiro e diminuirá o consumo de combustível, divulga a Raisbeck Engineering, uma especialista em modificações de aeronaves de Seattle, no Estado de Washington.
A Raisbeck Engineering observou que o C208B experimenta uma perda de velocidade e um aumento no consumo devido ao pod de carga. A empresa desenvolveu uma modificação para abordar o arrasto aerodinâmico associado ao pod de carga, usando carenagem de composição aerodinâmica dianteira e duas aletas ventrais na seção traseira.
De acordo com a Raisbeck Engineering, a modificação Epic Caravan pesa apenas 38 lb. (17,25 kg) e permite que a aeronave voe pelo menos 4 a 5KT mais rápido ou tenha um maior alcance (pelo menos consumo de combustível) com a mesma carga de combustível. Além disso, as aletas duplas traseiras melhoram a estabilidade lateral do avião, acrescenta a Raisbeck.
“O Cessna Caravan é conhecido por sua robusta utilidade e adaptabilidade a uma ampla variedade de operações”, disse o presidente da Raisbeck Engineering, Hal Chrisman. “O Epic Caravan não apenas facilitará a carga de trabalho do piloto, mas também oferecerá aos operadores uma maneira de voar mais econômica e ecológica”, completou Chrisman.
A Raisbeck informou que começou a trabalhar para a aprovação pela ANAC, autoridade de aviação civil brasileira, para o sistema de modificação Epic Caravan e prevê a certificação suplementar do sistema pela EASA e outras autoridades estrangeiras a seguir.
A Raisbeck está buscando um STC/CST similar para o Cessna Grand Caravan EX e espera esta aprovação ainda neste ano. [EL] – c/ fontes