Relatório da especialista de avaliação de ativos de aviação Asset Insight revela mercado de aeronaves executivas com forte momento de negócios, com preços em alta e estoque disponível em uma baixa histórica, em 21.04.22
Os compradores de “primeira viagem” ajudaram a impulsionar a demanda por aeronaves executivas usadas a novos patamares no primeiro trimestre, de acordo com a especialista de avaliação de ativos de aviação Asset Insight.
Como resultado da uma demanda aquecida e reforçada, o estoque disponível de aeronaves executivas usadas continuou a diminuir para uma baixa histórica de 3,1% da frota ativa.
O mais recente relatório de mercado AI2, da Asset Insight, identificou que a demanda no primeiro trimestre (1T22) superou o quarto trimestre (4T21) em 6,2%. Isso respondeu ao questionamento de de alguns especialistas do setor no final de 2021 se a demanda diminuiria após a típica “corrida de compras” de final do ano.
A demanda aumentou em todos os segmentos de porte de aeronaves e dobrou na classificação de escala da Asset Insight em relação a um ano atrás – em uma escala de um a cinco, a classificação de demanda do primeiro trimestre (1T22) foi de 4,68, em comparação com índice de 2,27 de um ano atrás (1T21). A demanda por jatos de cabine larga foi a mais alta, com índice de 4,87.
Na atual cena de mercado, o estoque continua caindo e agora está 60% abaixo do pico de passado recente de junho de 2020, de acordo com o relatório da AI, que observa que aeronaves recentes e com baixa horagem estão vendendo rapidamente e muitas vezes sem passar por listagem. O valor da transação está atendendo ou excedendo o preço pedido, acrescentou a Asset Insight. Os preços pedidos aumentaram mais de 14% na base ano x ano e 54% apenas para jatos de cabine larga.
O relatório da Asset Insight também rastreia a exposição de qualidade e manutenção, descobrindo que a classificação de qualidade da frota à venda atingiu uma alta de 12 meses, o que a Asset Insight sustenta que significa que houve menos eventos de manutenção de curto prazo envolvendo a aeronave afetada. Por outro lado, porém, a exposição de manutenção está no mínimo de 12 meses, significando eventos futuros para a frota listada. Esses eventos podem ser em menor número, mas de maior valor para serem concluídos.
“Dois anos atrás, quando nos encaminhamos para a pandemia de Covid-19, ninguém previu o ambiente de compras frenético que continuamos experimentando”, disse o presidente da Asset Insight, Tony Kioussis. “Os compradores estão obtendo seus preços de venda/consulta/oferta [preço mínimo de aceitação do vendedor], se não mais, e os proprietários de aeronaves de alta qualidade, pouca hora e modelo recente podem nem precisar listar seus ativos para garantir uma venda”. [EL] – c/ fontes