Entidade financeira americana Jefferies registra estoque de jatos executivos usados disponíveis em nível mínimo e uma alta de preços, em 21.04.22
O número de jatos executivos usados à venda neste mês caiu 54% em relação ao ano passado e o estoque de aeronaves “jovens” – aquelas com menos de sete anos de fabricação – caiu 59%, segundo o banco de investimentos e serviços financeiros independente multinacional americano Jefferies. No geral, 2,3% da frota está disponível para venda, enquanto o preço médio aumentou 16% na comparação anual (ano x ano).
Usando os números da Amstat, o Jefferies informou que o declínio no estoque disponível está em todas as categorias de aeronaves, mas com a liderança do segmento de jatos de médio porte, que está 60% abaixo de abril de 2021. Os estoques de jatos leves e de cabine larga caíram 51% e 52%, respectivamente, no mesmo período.
Embora tenha diminuído drasticamente em relação a um ano atraso, o estoque disponível neste mês se estabilizou em relação a março, no geral, divulgou o Jefferies.
Cerca de 580 aeronaves estão disponíveis para venda neste mês, de acordo com os números mais recentes. Isso se compara com 578 unidades no mês passado e 1.270 em abril de 2021 (com uma redução de estoque de 690 aeronaves, 54%.
Dividido por fabricantes, o estoque de aeronaves Dassault sofreu o declínio mais acentuado, com queda de 76%, com 12 unidades à venda, representando apenas 1,3% da frota ativa da Família Falcon. Isso se compara com estoque disponível de 5,4% de um ano atrás.
A frota ativa de jatos EMBRAER teve um declínio de disponibilidade de 65% na comparação ano a ano na disponibilidade, com um estique hoje de 1,5% para venda, que Jefferies registra estar sendo liderada modelo Phenom.
O estoque de aeronaves Bombardier caiu 59% em relação a abril de 2021, com 39 unidades à venda. A disponibilidade do modelo Challenger caiu 71% e a da Família Global 61%. Nenhum Global 7500 usado está à venda no momento.
O estoque de aeronaves Gulfstream caiu 56% na comparação ano a ano, para 28 unidades, com disponibilidade reduzida de 3,4% em abril de 2021 para 1,5% neste mês. A disponibilidade de G550 caiu 18 unidades. Como um aparte, o Jefferies também citou números da Amstat mostrando que a Gulfstream produziu os primeiros 12 jatos G700, metade dos quais são ostensivamente vinculados ao cliente, com seis como artigos de teste. O modelo deve entrar em serviço ainda neste ano.
Enquanto isso, o estoque Cessna Citation caiu 54% na base de comparação ano a ano, para 67 unidades, com o XLS/XLS+ diminuindo em 19 unidades, esse estoque disponível representando 1,7% da frota ativa.
Quanto ao preço de aeronaves usadas, a média dos modelos Gulfstream aumentou 23%, para US$ 23,6 milhões, liderada por um aumento de 119% para o G550. O G650 tem um preço médio de US$ 52 milhões, aproximando-se do preço de tabela de US$ 67 milhões do aparelho novo (da fábrica).
Os preços de aeronaves Bombardier subiram 22%, para US$ 13,5 milhões, liderados por um salto de 43% para o Challenger. Isso compensa uma queda de 25% nos preços de jatos Learjet usados.
Os preços médios de lista de Cessna Citation usado aumentaram 19%, para US$ 4,3 milhões, os preços da EMBRAER aumentaram 16%, para US$ 10,7 milhões, e os preços da Dassault aumentaram 2% na comparação ano a ano. [EL] – c/ fontes