King Air C90GT alterna pouso em Ibotirama, no oeste da BA, voando de Marabá/PA para Porto Seguro/BA, e no pouso escapa de pista, em 23.04.22


Fonte: g1 – 15/04/2022
Um bimotor Beechcraft King Air C90GT fez um pouso de emergência no aeródromo de Ibotirama, no oeste da Bahia, na tarde desta sexta (15), após sofrer problema em um dos motores. No pouso, houve o estouro de um dos pneus, em seguida, avião “escapou” da pista e parou numa área de mata, dentro do aeródromo.

Conforme a Guarda Municipal de Ibotirama, ninguém ficou ferido.
Estavam no avião oito pessoas, sendo seis passageiros e dois pilotos.

Uma primeira informação consta que o avião saíra de Belém, no Pará, e tinha o destino de Porto Seguro, no sul da Bahia.

Atualização [Fonte: g1 – 15/04/2022] os seis passageiros (de mesma família) do avião embarcaram na manhã deste sábado (16) para Belém, no Pará.

Nova informação consta que o avião incidentado voava de Porto Seguro para Belém (uma viagem de 1.065 MN em rota direta), quando houve o problema técnico obrigando o pouso de emergência em Ibotirama (a 355 MN a NW de Porto Seguro).

De acordo com a Guarda Municipal de Ibotirama, uma segunda aeronave foi enviada para buscar os passageiros ainda na sexta (15), mas não pode prosseguir o vôo com os passageiros pois o aeródromo público de Ibotirama (SNIT) não opera vôo noturnos. Na sexta, o Pôr do Sol oficialmente foi às 20:47Z (17:47LT).

Em altitude de 1.384 pés, o aeródromo público de Ibotirama (SNIT) tem pista (16/34) de 20 x 1.200 m., de asfalto (com a cabeceira 34 sendo deslocada 100 m.), com resistência de pavimento PCN 6 e resistência de subleito baixa. No momento, o aeródromo tem restrição de operação, estando proibida operação de pouso de avião com motorização à reação (turbojato).

Na rota direta Porto Seguro-Belém, o aeródromo público de Ibotirama (SNIT) dista do ponto do través cerca de 67 MN.

Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente grave de excursão de pista. O avião já está liberado para o operador no tocante à investigação aeronáutica.

O avião envolvido é o Beechcraft King Air C90GTi de matrícula PR-ARO, registro de produção sn LJ-1920 e ano de fabricação 2008. O avião é propriedade e operado por mesma Pessoa Física, estando registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC 91), com último registro de compra/transferência em março de 2011. O avião é aprovado para capacidade de até sete passageiros e MTOW de 4.756 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em março de 2017 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até abril de 2023.

Segundo súmula factual inicial, o bimotor decolou do Aeroporto “João Correa da Rocha” (SBMA), em Marabá, no PA, às 12:15Z (09:15LT), com destino do Aeródromo (privado) de Terravista (SBTV), em Porto Seguro, na BA, em vôo privado, com oito ocupantes, sendo seis passageiros e dois pilotos. Na rota, a tripulação realizou pouso no aeródromo público de Ibotirama (SNIT), na BA. Às 14:25Z (11:25LT), durante a corrida após pouso, ocorreu estouro do pneu do trem principal esquerdo, o avião percorreu toda a extensão da pista, saindo da mesma pela cabeceira oposta. O avião teve danos leves, os oito ocupantes saíram ilesos.

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