Germânica Flight Design planejando testes de vôo com hidrogênio como fonte de energia em 2023, em 30.04.22


Nesta semana da feira aeronáutica Aero Friedrichshafen, na Alemanha, a germânica Flight Design revelou planos para começar a testar uma versão movida a hidrogênio de um de seus aviões leves em 2023. Embora o protótipo do programa de pesquisa Hyfly em exibição na feira seja uma maquete, já são dadas algumas ideias sobre como o avião poderia ser configurado.

A Flight Design General Aviation GmbH é uma empresa alemã de design de aeronaves e fabricante de aeronaves, com sede em Leinfelden-Echterdingen e Kamenz e agora em Eisenach.

Um protótipo Flight Design de prova de conceito alimentado por um sistema de propulsão elétrico a bateria já voou, mas o CEO da fabricante alemã Daniel Guenther acredita que, para ser alimentado por baterias ou hidrogênio, se faz necessário dispor de uma autonomia mínima de pelo menos duas horas. Aeronaves elétricas existentes, como o Pipistrel Velis Electro e sua bateria de 20 kW, não atendem a esse requisito, disse Guenther. “A referência é de duas horas”, disse Guenther para emendar: “Se conseguirmos isso, será um verdadeiro produto”.

Em exibição ao lado da maquete Hyfly está um tanque de hidrogênio em forma de uma bola, feito de fibra de carbono, e medindo 700 mm de diâmetro, com capacidade para estocar até 7 kg de hidrogênio gasoso pressurizado.

De acordo com o chefe de desenvolvimento de negócios e novos produtos Mattias Betsch, o sistema de propulsão HyFly incluiria um motor elétrico de 70 kW alimentado por uma célula de combustível fornecida por hidrogênio a uma taxa de cerca de 1,25 kg/hora. Assim, um único tanque esférico poderia proporcionar uma autonomia de cerca de cinco horas ou mais.

Uma bateria “defletora” forneceria energia adicional ao motor durante os momentos em que a célula de combustível não puder reagir com rapidez suficiente. Isso ocorre “porque a célula de combustível não é ágil em controlabilidade”, observou Betsch. Para maior alcance, uma aeronave poderia transportar vários tanques esféricos de hidrogênio gasoso.

O peso total do sistema de propulsão, sem incluir o motor, é de cerca de 50 kg (110 lb.). Se isso se tornasse um produto, o objetivo seria vender o sistema de propulsão com motor por cerca de € 50.000.

O avião-demonstrador acomodará apenas um piloto, embora o avião projetado esteja concebido com dois assentos, e também mais pesado do que o padrão europeu de aeronave leve (ultraleve avançado), de peso máximo de 600 kg.

Uma característica incomum na estrutura da maquete Hyfly é uma grande tomada de ar na ‘barriga’, como solução para o fornecimento de ar de resfriamento para a célula de combustível e componentes elétricos, que geram muito calor durante a operação. [EL] – c/ fontes