Atividade de vôos da aviação executiva globalmente (incluindo Europa) tem aumento em abril na comparação anual, e estável com relação a março passado, em 06.05.22


A atividade aérea da aviação executiva na América do Norte marcou o mês de abril mais forte já registrado, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo mês em 2021, de acordo com o último relatório de atividades de aeronaves (Aircraft Activity Report) da provedora de dados Argus International.

Pelo relatório, enquanto isso, a atividade européia deu um salto de 74,8% em relação a abril de 2021, e exibindo “pouca indicação de uma desaceleração geral”, de acordo com a parte do relatório que detalha os dados do Argus TraqPak sobre a atividade de turboélices e jatos executivos em operação de vôo em regra IFR.

Globalmente, a atividade de aeronaves executivas aumentou 24,5% em relação ao ano anterior, embora tenha desacelerado 2,2% em relação a março.

Na América do Norte, a atividade do transporte regido pelo regulamento PART-91 (transporte privado) registrou o maior aumento, com uma alta de 20,1%, seguida pelo segmento do transporte regido pelo regulamento PART-135 (transporte público não-regular, por demanda), com aumento de 14,6%, e depois pelo segmento de operação compartilhada, com aumento de 12,2%.

Os jatos de cabine larga lideraram o aumento na atividade na comparação anual com um aumento geral de 31,5% – e um aumento de 36,6% apenas nas operações do transporte PART-91.

A atividade de jato de médio porte aumentou 20,6% e a atividade de jato leves aumentou 13,6% na comparação anual.

A atividade de aeronaves turboélice ficou atrás no crescimento de atividade, mas ainda com aumento de 8,5% em relação ao ano anterior.

Em comparação com março passado, a atividade de abril caiu 2,7% na América do Norte. A Argus atribui esta redução como uma queda típica de atividade mensal. Todas as atividades de operação caíram por um dígito baixo. Embora, a metade oriental do EUA tenha se saído melhor nas comparações mensais.

Similarmente, na Europa os jatos de cabine larga imprimiram um forte aumento de atividade de vôo em abril, com um alta de 155,8%. Jatos médios tiveram um aumento de atividade de 54,7%, jatos leves tiveram um aumento de 53% e os turboélices uma alta de 44%.

A Argus informou que foram mais de 76.000 vôos de aviação executiva em toda a Europa durante o mês de abril.

Na Europa, agora em comparação com março, todas as atividades em abril aumentaram em apenas um dígito, exceto os vôo de jatos leves, que tiveram uma redução de mero 0,5%.

Em outras regiões do mundo, a atividade da aviação executiva aumentou 17,7% na comparação ano x ano, mas tendo uma redução de 7,2% em relação a março. Na base de comparação ano x ano, os turboélices tiveram o maior aumento de 22,3%, seguidos por jatos de cabine larga com aumento de 16,8%, jatos laves com aumento de 16,1% e jato médios com aumento de 12,7%.

A Argus prevê um forte crescimento, contínuo, na atividade aérea da aviação executiva em maio, projetando que os vôos aumentarão 14% na América do Norte e 43,8% na Europa, na base de comparação ano a ano. [EL] – c/ fontes