Textron entrega o primeiro Cessna SkyCourier para cliente, a FedEx, em 11.05.22


A Textron divulgou a entrega do primeiro bimotor turboélice Cessna SkyCourier para cliente, no caso a FedEx Express, cliente de lançamento do programa do transportador utilitário. Foi a primeira entrega de uma encomenda de aviões, com opção para outros 50 aviões.

O SkyCourier da FedEx foi apresentado da linha de montagem em fevereiro. O modelo recebeu certificação de Tipo FAA em março.

A FedEx teve um papel importante no desenvolvimento do projeto (inteiramente novo) com membros do seu quadro de projeto e engenharia servindo ao conselho consultivo de clientes da Textron e consultoria, ajudando a estabelecer requisitos e especificações de projeto, recursos, equipamentos e serviciabilidade para o modelo.

“O resultado de quatro anos e meio de colaboração com a Textron Aviation nesta aeronave, a FedEx está entusiasmada em adicionar o Cessna 408 SkyCourier como parte de nosso programa de modernização da frota”, disse Scot Struminger, vice-presidente executivo de aviação da transportadora de carga aérea, acrescentando isso a ajudará a atender melhor os pequenos e médios mercados. “O SkyCourier nos tornará mais eficientes, agora podendo movimentar cargas em contêineres e paletizadas para nossos clientes”, completou Struminger.

O SkyCourier é um bimotor turboélice de fuselagem metálica, de asa alta e trem fixo, não-pressurizado, projetado para transportar uma carga útil de até 6.000 lb. com uma porta de carga de 87 polegadas (221 cm), um piso plano e uma cabine de quase 70 polegadas (177,8 cm) de altura e largura para acomodar três contêineres de carga aérea LD3 padrão. A motorização é Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC. O avião tem alcance de 900 MN.Com a entrada em serviço, o presidente e CEO da Textron Aviation, Ron Draper, espera que a carteira de pedidos do SkyCourier aumente. “Acreditamos que muitos outros operadores de carga aérea, passageiros e missões especiais também se beneficiarão da combinação vencedora de baixos custos operacionais e capacidade de elevação incomparável que o novo SkyCourier traz ao mercado”, disse Draper. [EL] – c/ fontes