Caravan de lançamento PQD sofre acidente em pouso forçado por falha de motor na decolagem, em Boituva/SP, matando dois ocupantes/atletas, em 19.05.21


O monomotor turboélice Cessna 208 Caravan de matrícula PT-OQR (registro de produção sn 20800219, com primeiro vôo datado em 1992, com remotorização Pratt & Whitney Canada PT6A-42A, da Blackhawk) da LBK Serviço Aéreo Especializado a serviço da Skydive 4Fun, para lançamento de paraquedistas, sofreu acidente, no início da tarde desta quarta dia 11, na zona rural de Boituva, a pouco mais de 1 km do aeródromo do CNP – Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva (SDOI), em SP.

O acidente aconteceu numa tentativa de pouso forçado após uma falha de motor na decolagem do avião do aeródromo (SDOI), para missão local de lançamento. As primeiras informações constam que o avião tocou três vezes o solo para restar capotado. Após o segundo toque, o avião colidiu com um talude de uma via vicinal, em desnível do campo, que o avião atravessou, e “pilonou”.

O avião tinha 16 ocupantes, sendo 15 paraquedistas e um piloto. Os paraquedistas eram todos experientes e iriam fazer o “salto solo” – sem instrutores.

De acordo com a Associação de Paraquedistas de Boituva, no momento do pouso, 16 pessoas estavam a bordo da aeronave, sendo que 12 foram socorridas a hospitais da região e duas delas (paraquedistas) morreram. Quatro pessoas não precisaram de atendimento médico.

A ANAC informou que a aeronave de matrículas PT-OQR estava com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) em dia, ou seja, apta para realizar vôos, de acordo com informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). A ANAC ainda informou que, na configuração aprovada para o transporte de passageiros, a capacidade da aeronave é de até nove passageiros. No entanto, no caso da configuração para o lançamento de paraquedistas, em que são removidos os assentos, a avaliação da capacidade é feita pelo peso máximo de decolagem.  Com isso, “a aeronave pode realizar a operação de lançamento de paraquedistas com quantidades superiores a nove pessoas a bordo, limitada ao peso máximo de decolagem de 3.629 kg”, conforme a agência.

Conforme RAB, o avião é propriedade da LBK Serviço Aéreo Especializado Ltda., tendo pelos menos três operadores (Pessoas Físicas). O avião – o monomotor turboélice Cessna 208 Caravan (C208) de matrícula PT-OQR (registro de produção sn 20800219, fabricação 1992) – está registrado na categoria de transporte de Serviço público Aéreo Especializado (SAE)/Paraquedismo, com último registro de compra/transferência em junho de 2012. O avião tem comunicado de “Aeronave à venda”. O avião está aprovado para até nove passageiros e MTOW de 3.629 kg, e para operação IFR/diurna e noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido maio de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até próximo setembro.

Distante 60 MN a noroeste de São Paulo (SBMT) e 35 MN a sudoeste de Campinas (SBKP), e a 11 MN a nordeste-leste de Tatuí (SDTF) e 15 MN a noroeste de Sorocaba (SDCO), e 1,5 MN a sudoeste do centro urbano local (às margens da rodovia SP-280/BR-374), o aeródromo privado “Centro Nacional de Paraquedismo” (CNP) está em altitude de 2.051 pés, com pista (06/24) de 30 x 700 m., de terra, com aeronaves com peso máximo de 2.500 kg, conforme dados do ROTAER. O aeródromo é aprovado pela operação VFR diurna e a operação conta com rádio-frequência de coordenação de aeronaves (FCA). O aeródromo situa-se no setor da TMA-SP “1” e no Espaço Aéreo (Condicionado) – Área Restrita (SBR) 427 (do COMAR IV, setor 27).

O CNP é um espaço com 99 mil metros quadrados que promove aproximadamente 20 mil saltos por mês. O Centro conta com mais de 12 clubes e mais de 8 aeronaves turboélices para lançamento PQD (Cessna Caravan e Daher Kodiak). De acordo com a prefeitura de Boituva, o CNP é o local onde mais se salta de paraquedas no mundo, entre saltos turísticos e profissionais, com cerca de 120 decolagens diárias.

O CENIPA listou o acidente no painel SIPAER, como evento de “falha de motor em vôo”, registrado no horário de 15:05Z (12:05LT), com duas mortes (passageiros), sete feridos graves (seis passageiros e um tripulante) e sete passageiros ilesos, de 16 ocupantes.

Conforme súmula do reporte factual inicial, o avião decolou do Aeródromo do Centro Nacional de Pára-Quedismo (SDOI), em Boituva/SP, a fim de realizar um vôo local de lançamento de paraquedistas, com 16 pessoas a bordo, sendo quinze (15) passageiros e um piloto.

Durante a subida, houve a perda de potência e estampidos anormais no motor. O tripulante optou por realizar um pouso de emergência em área rural. Durante o pouso, a aeronave colidiu com um barranco e uma cerca, vindo a pilonar. O avião teve danos substanciais.

No tocante da investigação aeronáutica, o avião foi liberado para o operador, com os trabalhos de investigação (pelo CENIPA) relativos à ocorrência estando em andamento.

 

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