Dynon Avionics libera atualização para suas telas de informação de vôo da suíte SkyView HDX, para modelos experimentais, em 29.05.22


A Dynon Avionics anunciou uma atualização para suas telas de informação de vôo da suíte SkyView HDX, que resolve problemas enfrentados em conjunto com os adaptadores Dynon Wi-Fi disponíveis.

O problema afeta as telas de informação de vôo SkyView fabricadas durante ou após março de 2022, com uma variedade de comportamentos adversos observados em operação. Alguns dos problemas incluem “reinicialização da tela ou congelamento da tela”, que a Dynon observa “pode ​​resultar na perda parcial ou total da instrumentação de vôo sem aviso prévio”. A Dynon informa que muitos modelos e variações da plataforma SkyView não são afetados, como a versão certificada padrão da suíte SkyView HDX.

O único sistema que requer a atualização são os modelos para experimentais dos monitores HDX de 10” (25,4 cm) e 7” (17,8 cm) que executam a versão de hardware 4.

Para cumprir a correção do problema, os operadores precisarão fazer download do ‘pacote’ de software para a versão 16.3.2 ou posterior. Se a correção não puder ser feita antes da operação, o adaptador wi-fi USB deve ser desconectado para evitar o aparecimento dos problemas conhecidos.

Enquanto a versão mais recente do software consiste em correções de bugs e correções de compatibilidade, as principais versões anteriores trouxeram recursos adicionais para os proprietários do SkyView.

No final do ano passado, a Dynon introduziu suporte para usuários de Slingshot e FlyQ, bem como atualização de sistemas de monitoramento de motor de aeronaves bimotor. Além disso, a Dynon abordou um problema de apresentação de hora (em horário universal coordenado – “Zulu”) que causava uma discrepância de 18 segundos no relógio do SkyView.

Em dezermbro passado, a Dynon anunciou a certificação da FAA do seu sistema de piloto-automático para a linha do monomotor Beechcraft “Bonanza” modelos 36, A36 e B36. O O piloto-automático da Dynon passou a ser disponível como opção para o sistema de aviônicos SkyView HDX já certificado para aeronaves. O sistema de PA é de dois ou três eixos, completo, incluindo amortecedor de guinada, com capacidade de operação de procedimentos de aproximação quando acoplado e associado com dispositivo de navegação IFR de terceiros compatível.

A Dynon informou ainda que a o processo de aprovação do sistema PA para os modelos Cessna 182, Mooney M20 e Beechcraft Baron, além de outras modelos da Família “Bonanza”, estava em curso.

Além da aprovação do piloto-automático, a Dynon trouxe um conjunto de novos auxílios de instalação projetados para simplificar e acelerar a instalação de seu sistema SkyView HDX. As entregas de sistemas SkyView HDX certificados pela Dynon passaram a contar com a versão 16.0 do software recém-aprovado.
O preço de um sistema de piloto-automático de dois eixos começa em um preço de tabela de US$ 4.715 para a aeronave Bonanza modelo 36, isso incluindo todos os suportes, hardware e chicotes de servo necessários. O amortecedor de guinada (Yaw Damper) adiciona US$ 815 (com chicote de fios incluso). Os itens opcionais frequentemente escolhidos pelos clientes Dynon incluem os painéis de controle SkyView Autopilot Control Panel (que fornece controles de piloto-automático dedicados para o piloto) de US$ 550, e Knob Control Panel (que possui botões dedicados para ajustar os dados de maior uso pelo piloto quando na operação com PA engajado – altitude, rumo/proa e configuração do altímetro), de US$ 250.

Em novembro de 2020, a Dynon anunciou a certificação da FAA do seu sistema completo SkyView HDX – incluindo monitoramento de motor e piloto-automático de dois eixos – para instalação na maioria das aeronaves Piper Seneca II/III/IV/V.
A suíte SkyView HDX está numa classe de equipamento para em atualizações de aviônica de aeronaves bimotor duplas acessíveis aplicáveis, com sistema custando ao preço inicial de US$ 14.189. O recurso de monitoramento de motor, com uma tela dedicada, adiciona US$ 7.377 (incluindo todas as sondas do motor, para instrumentação de CHT, EGT, fluxo de combustível). Ao anúncio da certificação, a Dynon promoveu que os operadores de Seneca II/III/IV/V também podem adicionar o piloto-automático completo da Dynon por até metade do custo dos produtos concorrentes, com configurações a partir de US$ 8.580 para um sistema de dois eixos completo com capacidade de aproximação.

Os produtos certificados pela Dynon, incluindo esta aprovação de piloto-automático, podem ser adquiridos e instalados por qualquer Centro de Instalação Autorizado Dynon. Alternativamente, operadores podem optar pela aquisição dos sistemas certificados pela Dynon diretamente da Dynon e contratar a instalação por organizações de manutenção qualificadas. [EL] – c/ fontes

Preços de suíte aviônica – linha monomotor:
https://www.dynoncertified.com/pdfs/Price-Sheet-single-web.pdf

Preços de suíte aviônica – linha bimotor:
https://www.dynoncertified.com/pdfs/Price-Sheet-twins-web.pdf