INFRAERO prestará serviços de manutenção em pista (de medição de coeficiente de atrito e macro textura de pavimento) do Aeroporto de Toledo/PR, em 31.05.22


Em notícia postada no seu portal no último dia 18, a INFRAERO divulgou que firmou contrato com a Prefeitura de Toledo, no Paraná, para a execução de serviços de medição de coeficiente de atrito e macro textura do pavimento da pista de pouso/decolagem do Aeroporto “Luiz Dalcanale Filho” (SBTD), na localidade.

Os serviços serão executados em até 30 dias por equipe da INFRAERO, seguindo os critérios de segurança estabelecidos em regulamentação vigente da ANAC.

Os serviços são necessários para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento de forma a garantir ainda mais segurança às operações aeroportuárias.

O superintendente de Gestão da Manutenção da INFRAERO, Ricardo Miranda, destaca que a parceria com a prefeitura de Toledo reafirma o potencial da INFRAERO para colaborar com o desenvolvimento da aviação regional do país. “A empresa é reconhecida pela excelência dos serviços aeroportuários que presta e pela capacidade de oferecer soluções customizadas, adequadas ao porte de cada aeroporto”, finaliza Ricardo.

As melhorias vêm ao encontro das perspectivas de desenvolvimento do município e, conforme o prefeito Beto Lunitti, para esta finalidade o Aeroporto de Toledo é uma ferramenta muito importante. “Neste ponto, a INFRAERO e o Governo Federal têm contribuído bastante. Em Toledo, estamos promovendo o crescimento tecnológico e de inovação, além de sermos o maior produtor de alimentos do Paraná. Essa soma de esforços do governo com os interesses da aviação comercial auxilia no crescimento, não só de Toledo, como de toda a região oeste”, comentou o prefeito.

Na FIR Curitiba (SBCW), jurisdição do CINDACTA-II, o aeroporto de Toledo (SBTD) dista 251 MIN a oeste-noroeste de Curitiba (SBCT), e 117 MN a sudeste de Maringá (SBMG) e 70 MN a noroeste de Foz do Iguaçu (SBFI). Cascavel (SBCA) dista cerca de 20 MN a sudeste de Toledo (SBTD). A divisa Brasil/Paraguai dista cerca de 35 MN (a oeste).

Às margens da rodovia PR-182, no setor NE do centro urbano, o Aeroporto “Luiz Dalcanale Filho” (SBTD) está em elevação de 1.842 pés com pista (02/20) de 30 x 1.670 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 33 e resistência de subleito baixa. As duas cabeceiras têm área de giro de aeronaves. A faixa preparada é de 80 x 1.790 m. As duas cabeceiras (em elevação de 1.842 pés/RWY 02 e de 1.812’/RWY20) têm um desnível de 30 pés (9 m.).

Na região central da pista, está o terminal de passageiros, cujo pátio (principal) tem acesso à pista pelas taxiways “A” e “B”. O terminal de passageiros é ladeado por hangares; uma área de hangar (do setor “N”) tem acesso com pista pela TWY “D”; outra área de hangar (do setor “S”) tem acesso com pista pela TWY “C”.

Conforme ROTAER, devido à implantação de RESA, as duas pistas têm reduções (do comprimento física) com as seguintes restrições e distâncias declaradas (exceto para TODA):
– pista (RWY) 02: primeiros 80 m. “fechados” para pouso e últimos 60 m. “fechados” para pouso e decolagem – resultando LDA de 1.530 m. [=1.670-80-60] e TORA/ASDA de 1.610 m. [=1.670-60] e TODA de 1.670 m.
– pista (RWY) 20: primeiros 60 m. “fechados” para pouso e últimos 80 m. “fechados” para pouso e decolagem – resultando LDA de 1.530 m. [=1.670-80-60] e TORA/ASDA de 1.590 m. [=1.670-80] e TODA de 1.670 m.

A pista é dotada de sistemas de luzes de balizamento. A ativação do balizamento (para operação noturna) após horário de funcionamento “Rádio” (AFIS) será mediante solicitação com antecedência de 04 horas.

O aeroporto tem homologação para operação VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna; para operação IFR existem procedimentos de saída Omindirecional (OMNI) para decolagem das duas cabeceiras, e de de aproximação por navegação por satélite (RNP) para as duas cabeceiras.

O aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o RCD 2C ou inferior. Em caráter de “Operação Especial”, são autorizadas operações de aeronaves ATR-72 apenas em condição VMC. Adicionalmente, enquanto do parqueamento de ATR-72 (pátio de aeronave principal) serão permitidas operações de aeronaves RCD 1/2 apenas em condição VMC. Enquanto de operação de ATR-72 na pista principal, não deverão ser permitidas aeronaves nos pontos de espera da pista (02/20).

ROTAER informa a proibição da entrada no pátio pela taxiway “A” de aeronaves com envergadura maior de 20 m. devido a posicionamento de estacionamento do pátio, sendo requerida a observação da sinalização horizontal existente no aeroporto. E indica a estrita manutenção de observância à demarcação de TAX (linha amarela) nas entradas e nas saídas do pátio principal por questão de segurança na operação.

O parqueamento de aeronaves da aviação geral deverá ser mediante solicitação com COA com antecedência mínima de 04 horas, com o parqueamento.

O aeroporto tem serviço de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS), operado pela prefeitura, com expediente de 11:00-14:00Z (08:00-11:00LT) de segunda até quinta, exceto feriados.