Gulfstream seguindo sua expansão nas práticas ambientais para um mundo ecologicamente sustentável, em 01.06.22
No final de maio, a fabricante americana Gulfstream dará os retoques finais no novo parque de combustível em sua sede em Savannah, na Geórgia, com sua “estrutura” central consistindo em um tanque de combustível de aviação sustentável (SAF) dedicado de 30.000 galões (cerca de 114.000 litros).
O uso de combustível renovável (SAF) certamente não é novo para a Gulfstream, que se colocou entre os primeiros adotantes de SAF da indústria aeronáutica.
Um jato G450 foi a primeira aeronave a fazer um vôo transatlântico com uso de SAF em 2011. No ano seguinte 92012), seguiu-se como a primeira fabricante a voar toda a sua frota em produção para um grande evento de feira de aviação com uso de SAF – quando seus jatos de demonstração dos modelos G150, G280, G450, G550 e G650 voaram para a convenção anual da NBAA (associação de aviação executiva americana), em Orlando, na Flórida, alimentados por mistura QAv/SAF de 50/50, com o SAF Honeywell UOP Green Jet Fuel baseado em camelina. Desde 2016, a Gulfstream Aerospace (subsidiária da General Dynamics) recebeu entregas regulares de SAF em seu complexo de Savannah e o utilizou amplamente para operar sua frota de jatos de demonstração. A fabricante também armazena SAF em suas instalações de serviço em Long Beach, na Califórnia. No ano passado (2021), a Gulfstream tornou-se a primeira fabricante a receber a certificação “Asas Sustentáveis” da Associação Aeronáutica Nacional (NAA), que reconhece recordes estabelecidos em vôos usando SAF. A certificação – título honorário – “honra” – por uma viagem ida e volta de um G500, recorde, a partir da base em Savannah para São Francisco, em 24 de julho.
No geral, em mais de uma década de uso do SAF, a Gulfstream voou mais de 1,5 milhão de milhas náuticas e comprou mais de 1,7 milhão de galões (6,44 milhões de litros) de SAF, de acordo com Rexford Ofosu, gerente de projetos da Gulfstream para sustentabilidade corporativa.
Em uma entrevista às vésperas da feira de aviação executiva européia EBACE 2022, Ofosu disse para matéria da mídia AIN que a Gulfstream, como parte de seu compromisso de apoiar novas tecnologias de combustível, está trabalhando com o produtor de combustível de baixo carbono Alder Fuels em um vôo de demonstração da Gulfstream usando 100% SAF que é esperado acontecer no terceiro trimestre. Ofosu descreveu a eventual adoção de abastecimento 100% SAF, ou SAF “puro”, que pode proporcionar economia de emissões de carbono no ciclo de vida de até 80% em comparação com o combustível convencional baseado em fósseis, como um divisor de águas, principalmente no que diz respeito às emissões da frota.
Enquanto a maioria dos operadores e bases de serviços logístico em aeroportos (FBO) que operam SAF simplesmente adicionam o combustível totalmente miscível diretamente em seu armazenamento geral de combustível, o tanque de armazenagem de combustível recém-instalado na base da Gulfstream em Savannah – ao qual em breve se juntará outro tanque de 30.000 galões (114 mil litros) – conterá apenas SAF – as misturas no início e, em seguida, em algum ponto, SAF puro. A base da Gulfstream também fornecerá um caminhão de reabastecimento dedicado para atender os clientes que especificarem que desejam abastecer com combustível sustentável.
O interesse da Gulfstream no uso e promoção do SAF está vinculado ao seu apoio às metas de descarbonização do setor, bem como às próprias ambições operacionais da empresa controladora General Dynamics.
A General Dynamics pediu uma redução de 40% nas emissões de CO2 em toda a empresa até 2034, em relação aos níveis de 2019.
A Gulfstream se apresenta como muito comprometida levando esses objetivos a sério e, em resposta, desenvolveu uma equipe de consultoria de sustentabilidade que abrange sua liderança. Isso inclui o presidente da empresa, Mark Burns, e vice-presidentes seniores, além de especialistas no assunto para traçar seus planos de curto e longo prazo.
O Gulfstream Aerospace já foi certificado pela norma de qualidade ISO 14001— um padrão internacional que estabelece os requisitos para um sistema de gestão ambiental. Como líder do setor, também foi a primeira fabricante de jatos executivos a assinar a declaração de ambição Clean Skies for Tomorrow 2030 (Céus Limpos para o Amanhã 2030) do Fórum Econômico Mundial, que exige que a produção de SAF acelere para igualar 10% do fornecimento global de combustível de aviação até 2030.
Mas o advento do SAF é apenas uma parte da estratégia da Gulfstream e sua controladora, que também envolve a transição de seus automóveis e unidades terrestre de energia elétrica. Ofosu observou que uma grande porcentagem de equipamentos de transporte e industriais no amplo campus da empresa em Savannah agora são elétricos, com mais veículos aguardando entrega.
Em termos de infraestrutura, a Gulfstream tem mais de 2,2 milhões de pés quadrados (cerca de 204.000 m²) de edifícios “verdes” em sua rede. A inauguração de um novo centro de serviços em Fort Worth, no Texas, em julho, funcionará com eletricidade 100% renovável. Enquanto isso, sua nova instalação em Mesa, no Arizona, com inauguração prevista para o próximo ano, está sendo construída de acordo com os padrões ambientais e também fornecerá SAF para seus clientes.
Com toda essa experiência, a Gulfstream divulga e promove que se tornou uma das principais “vozes” da conscientização ambiental no setor e uma consultora de seus clientes em seus próprios esforços de sustentabilidade.
Complementando todas essas conquistas ambientais, a fabricante se inscreveu no programa de Acreditação do Departamento de Vôo Sustentável da NBAA em todas as quatro categorias: vôo, suporte em solo, operações e infraestrutura. E está em processo de apresentação de sua documentação após a inscrição em março como parte do grupo inaugural de participantes. [EL] – c/ fontes