Novo motor turbofan Rolls-Royce Pearl 10X já soma 1.000 horas de testes em solo, em 02.06.22


A mais nova unidade da Família de turbofan para aviação executiva Pearl, da Rolls-Royce, o Pearl 10X de 18.000 lbf. de empuxo, está passando pelos principais testes e já ultrapassou 1.000 horas de testes, na campanha de certificação visando a entrada em serviço equipando o novo jato executivo Dassault Falcon 10X, que será o principal produto da linha de aeronaves executivas da fabricante francesa.

O motor de teste Pearl 10X foi acionado pela primeira vez no início deste ano e a Rolls-Royce divulgou que o motor superou os níveis de empuxo alvo no teste inicial, “tornando-o o motor de aviação executiva mais poderoso” em seu portfólio Pearl.

A Rolls-Royce também informou que todos os testes realizados até agora demonstraram a confiabilidade do motor e que o motor atenderá aos requisitos de desempenho.

Os testes foram realizados com o novo combustor fabricado com camada aditiva de emissões ultrabaixas do Pearl, que é compatível com alimentação 100% combustível de aviação sustentável (SAF), e a nova caixa de redução (gearbox) acessória projetada para maior extração de energia adicional.

O primeiro motor 10X completo – incluindo uma nacele da Spirit Aerospace, toda fabricação do motor e sistema de montagem – será lançado ainda este ano.

Pearl 10X apresenta o núcleo do motor Advance2 combinado com um sistema de baixa pressão de alto desempenho, compressor de alta pressão com seis estágios, combustor de emissões ultra-baixas, turbina de alta pressão sem blindagem de dois estágios e turbina de baixa pressão de quatro estágios aprimorada que a Rolls-Royce promove estar entre as mais eficientes e compactas da indústria, neste segmento de motor.

O jato Dassault Falcon 10X marca a terceira aplicação para a família Rolls-Royce Pearl seguindo aos jatos Bombardier Global 5500/6500, já em serviço, e Gulfstream G700. [EL] – c/ fontes