Bonanza A36, transportando droga e armas, pousa por pane em lavoura em Itaquiraí/MS, em 08.06.22
Fontes: Diário Digital, g1, midamax, O Correio News – 27/05/2022
Na sexta dia 27 (de maio), o monomotor Beechcraft A36 Bonanza (BE36) de matrícula PP-BAR (registro de produção sn E-1466, ano de fabricação 1979) foi encontrado numa lavoura de uma propriedade rural após pouso de emergência bem sucedido, em Itaquiraí (MS), na região da divisa do MS com PR.
A polícia foi acionada por moradores após verem o avião pousando na lavoura.
No local, policiais encontraram a aeronave carregada com drogas e fuzis. Busca no local encontrou o piloto, homem de 25 anos, que havia fugido, escondido numa fazenda a cerca de 7 km do ponto do pouso.
O piloto é de Tocantins. Ele confirmou que pilotava o avião, que apresentou uma pane o qual não ele conseguiu identificar, o forçando realizar o pouso na lavoura.
Policiais do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO) foram acionados para acompanhar o caso. Equipes realizaram o levantamento da quantidade de drogas e fuzis encontrados no avião.
Em primeiro levantamento, a droga foi pesada em 418 kg de cocaína.
Serão apurados crimes de tráfico de drogas e organização criminosa.
As primeiras informações são que o vôo era ilegal.
Em Itaquiraí é uma localidade sulmatogrossense está na divisa do MS com PR; dista cerca de 185 MN ao sul de Campo Grande (MS), e 120 MN a oeste de Maringá/PR e 50 MN a NW de Umuruama/PR. A divisa Brasil/Paraguai dista, ao sul, de cerca de 40 MN (com a localidade brasileira de Guaíra/PR). A localidade tem oito aeródromos privados (pista-fazenda) inscritos no cadastro aeroportuário.
Na divisa PR-MS e do Brasil-Paraguai, Itaquiraí situa-se na FIR Curitiba/SBCW (jurisdição do CINDCATA-II), em um Espaço Classe “G” da superfície até FL145. E situa-se entro da ZIDA (Zona de Identificação de Defesa Aérea) Continental – uma faixa, basicamente, de 100 MN a partir da divisa brasileira, ao longo do contorno do território brasileiro, na qual todas as aeronaves que decolam, pousam ou transitam devem satisfazer procedimentos especiais de identificação e notificação para fins de defesa aérea e segurança da fronteira nacional, sendo compulsória a apresentação de Plano de vôo, independente das regras de operação do vôo.
Conforme RAB, o avião Beechcraft A36 Bonanza (BE36) de matrícula PP-BAR (registro de produção sn E-1466, ano de fabricação 1979) é registrado na categoria do transporte privado, propriedade de Pessoa Jurídica (EIRELI), uma empresa de assessoria aeronáutica, e operado por Pessoa Física, com último registro de compra/transferência em outubro de 2021. O avião está com comunicação de venda. O avião é aprovado capacidade de até cinco passageiros e MTOW de 1.633 kg, para operação IFR diurna/noturna. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em outubro de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até março de 2023.
Atualização: o CENIPA listou a ocorrência no Painel SIPAER, como acidente de fator/causa indeterminado, registrado no horário de 13:00Z (09:00LT) do dia 27 de maio.
Conforme a súmula factual inicial, decolou de aeródromo desconhecido, com destino também desconhecido, e realizou um pouso forçado em propriedade rural na região de Itaquiraí, no MS, na fazenda Boa Esperança. O avião sofreu “danos substanciais”.
No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos de CENIPA relativos à ocorrência foram encerrados.